O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi aprovado em nível de Mestrado Acadêmico pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN 2010). O projeto da Univasf foi o único do Nordeste a ser aprovado.
O programa em Recursos Naturais do Semiárido é composto por docentes dos colegiados de Ciências Farmacêuticas, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia Agrícola, além de professores colaboradores das Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e da Bahia (UFBA). A área de concentração do mestrado é a de Produtos Naturais Bioativos do Semiárido com linhas de pesquisa em “química e atividade biológica de produtos naturais” e “fisiologia e farmacologia”.
O Programa já foi legalizado na Câmara de Pós-Graduação e no Conselho Universitário da Univasf e, de acordo com o diretor de pesquisa, Jackson Guedes, o edital para o primeiro processo seletivo sai no 1º semestre de 2011 com, no mínimo, dez vagas. As aulas vão acontecer no campus Petrolina Sede. Profissionais das áreas de saúde, ciências biológicas, química, agronomia e áreas afins vão pode se inscrever no mestrado.


