Numa iniciativa conjunta entre a Secretaria Executiva de Ressocialização, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz) e Gráfica Franciscana, será realizado nesta sexta-feira (19), às 18h, um chá beneficente destinado ao berçário que será implantado na cadeia feminina pública de Petrolina. O evento acontecerá no Salão Nobre do Círculo Militar, no Centro da cidade.
De acordo com a psicóloga Rita Cavalcante (foto), uma das integrantes da equipe que atua junto às presas, os convidados poderão fazer a doação de acordo com uma lista dos itens solicitados, mas esse não será um requisito obrigatório para quem quiser colaborar. “Cada um pode seguir o que o seu coração mandar”, afirmou.
Até agora, os bebês das detentas ficavam nas selas junto com suas mães. Com o berçário, que será instalado dentro da cadeia, a intenção é proporcionar uma maior comodidade para ambos. Segundo Rita, o período em que as mães da cadeia podem ficar com seus filhos é de seis meses. Em Petrolina, a unidade prisional possui 56 detentas. O trabalho de ressocialização é coordenado por Clériston Carvalho Cruz, que – além de Rita – conta ainda com a assistente social Amanda Emanuela Gomes Alves e o advogado Flávio Vasconcelos. Esse mesmo trabalho é feito em outras 13 cadeias públicas de municípios do sertão.
A lista de presentes para o berçário é a seguinte: carrinho; cômoda; lençol de berço; cortinado; toalhas de banho (tipo fralda/felpuda); fraldas (tipo descartáveis/tecido); cuero (tipo tecido/fustanela); calça enxuta; camiseta com manga e sem manga; mijão; meia; sapatinho; luvinhas; toucas; mamadeiras; material de higiene; banheira; balde; bacias; papeiros e porta utensílios de plástico.



