Sete prefeitos da Bahia são presos em operação da Polícia Federal

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2010 às 07:06

A Polícia Federal deflagrou na madrugada de ontem uma operação para prender sete prefeitos de municípios baianos e outras 39 pessoas suspeitas de envolvimento num suposto esquema de desvio de verbas federais e fraude em licitações.

Considerada a maior da história da PF no Estado, a Operação Carcará da Bahia teve a participação de 450 policiais federais e o apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e do Ministério Público Federal.

Até o final do dia, foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão e 46 mandados de prisão. Entre os suspeitos presos há ainda secretários municipais, servidores públicos e empresários.

Foram presos os prefeitos Ivanilton Oliveira (PSDB), de Cafarnaum, Everaldo Caldas (PP), de Elísio Medrado, Joyuson Santos (PSDB), de Utinga, Agnaldo Andrade (PT do B), de Santa Terezinha, Antonio Miranda Junior (PMDB), de Aratuípe, Marcos Araújo (PR), de Lençóis, e Raimunda dos Santos (PSDB), de Itatim.

A reportagem não conseguiu localizar ontem os advogados dos detidos.

A CGU estima que o prejuízo aos cofres públicos chegue a R$ 60 milhões. A investigação teve início há mais de um ano, a partir de denúncias envolvendo a empresa Sustare Distribuidora de Alimentos Ltda, sediada em Itatim, e outras do mesmo grupo empresarial.

Segundo o delegado Cristiano Sampaio, que coordenou a operação, os suspeitos fraudaram licitações com acertos entre as empresas envolvidas, usaram notas fiscais frias e superfaturaram produtos e serviços.

Há indícios de desvio de verbas federais que seriam usadas para a compra de merenda escolar, medicamentos e obras públicas em 20 municípios baianos. O inquérito, no entanto, ainda não foi concluído.

A investigação apontou Edison dos Santos Cruz, que comanda o grupo de empresas, como o mentor do suposto esquema. Ele, que também foi preso ontem, negou que tenha cometido qualquer irregularidade.

Os suspeitos poderão responder por crimes como peculato e emprego irregular de verbas públicas, estelionato, formação de quadrilha, fraude a licitação, modificação ilegal do contrato ou pagamento antecipado e corrupção ativa e passiva. (informações da Folha SP)

Sete prefeitos da Bahia são presos em operação da Polícia Federal

  1. PEDRO PEIXINHO disse:

    A POLICIA FEDERAL DA BAHIA está de PARABENS pelo brilhante trabalho que vem realizando no combate à CORRUPÇÃO desses inúmeros PREFEITOS MISERÁVEIS, que, infelizmente, ainda exsitem na nossa querida BAHIA.
    Vale ressaltar que essas pessoas que foram presas e outras que sendo procuradas e investigadas fazem parte de uma pequena Região do nosso Estado.
    Tem-se a certeza que ainda existem muitos outros PREFEITOS, FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS, INTEGRANTES DECOMISSÕES MUNICIPAIS DE LICITAÇÕES, envolvidos em LICITAÇÕES FRAUDULENTAS, DIRECIONADAS, inclusive, na REGIÃO DO TERRITÓRIO DO SÃO FRANCISCO,que tem um ESQUEMA ESCABROSO com diversos EMPRESÁRIOS, inclusive, “LARANJAS” que estão fazendo misérias em, praticamente, todas as LICITAÇÕES ocorridas no MUNICIPIO DE UAUÁ. A prova é tanta que existem AÇÕES CIVIS PÚBLICAS tramitando, tanto na JUSTIÇA FEDERAL qanto na ESTADUAL, além de inúmeras REPRESENTAÇÕES ao MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, em Petrolina, bem como ao MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL em EUCLIDES DA CUNHA em tramitação, que dizem respeito a muitas irregularidades nas LICITAÇÕES… Isso pode ser constatado a qualquer hora.
    Espera-se que sejam apuradas todas as denuncias já feitas, que, certamente, já devem ser do conhecimento, também, da POLICIA FEDERAL. A IMPUNIDADE NÃO PODE MAIS PREVALECER!!!
    CHEGA COM TANTOS DESMANDOS E ROUBALHEIRA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários