Não à xenofobia

por Carlos Britto // 02 de novembro de 2010 às 11:15

A eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República começa a despertar, em algumas pessoas, um sentimento perigoso que não pode (nem deve) ganhar a dimensão que está ganhando. A celeuma tem uma protagonista: a estudante de Direito, Mayara Petruso.

No seu twitter – @mayarapetruso – ela postou a seguinte frase: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: Mate um nordestino afogado”. Diante da repercussão negativa, ela acabou deletando seu perfil na rede social. Mas já era tarde. A repercussão foi extremamente negativa. E não poderia ser diferente.

Já é inadmissível a qualquer brasileiro alimentar sentimentos xenófobos num País que é o resultado da soma de raças e credos. O que dizer, então, de uma futura advogada, como é o caso dessa estudante? Pobre Mayara.

Talvez essa coitada alienada não tenha percebido, ainda, que não foi apenas no Nordeste que Dilma venceu o candidato dela. Apenas por estes rincões do País é que a vitória da petista foi de ‘lavada’. Mas no Sudeste Dilma também teve um grande desempenho, superando o tucano. Somente no Sul ele conseguiu vencer Dilma.

E tem mais: para a pobre Mayara questionar o voto dos nordestinos, ela deveria olhar primeiro para os conterrâneos dela, que fizeram de um comediante circense o mais votado de São Paulo para a Câmara de Deputados, com mais de R$ 1,5 milhão de votos. O comediante em questão é Tiririca. O detalhe em questão é que provavelmente seja analfabeto, o que fere a Carta Magna do País.

A infeliz frase de Mayara traz à baila a realidade de dois Brasis, resquícios de um desenvolvimento desigual que perdurou por muito tempo e que felizmente já não existem mais. Falta, agora, a mudança de mentalidade. Provavelmente isso leve algum tempo, mas a reação anti-xenófoba contra a pobre estudante alienada mostrou como as coisas estão no caminho certo. Esse mal precisa ser cortado pela raiz e caberá somente aos brasileiros – independente da região onde morem – cuidar disso. E já estão cuidando.

Por Antonio Carlos Miranda

Não à xenofobia

  1. BENNE disse:

    FELISMENTE POUCOS NORDESTINOS TERIA UMA VISÃO PEQUENA, COMO ESSA ILUSTRE PAULISTA ABASTADA, ESTUDANTE. ACHO Q AS ENTIDADES DE CLASSE COMO OAB,CRM,CRO,CRC…ETC. DEVERIA EXIGIR MAIS DO Q UMA PROVA NA HORA DE INGRESSAR NELAS. UM EXAME PSICOLÓGICO, DE APTIDÃO. P EVITAR ESSE TIPO DE GENTE Q PENSA PEQUENO E DEFENDE INTERESSES TÃO SÉRIO. CERTAMENTE DEVE TER PERDIDO MUITO MAIS Q UMA VITÓRIO DE SEU CANDIDATO.

    TEM Q TER PUNIÇÕES P EVITAR Q SEJA COPIADA…

  2. Enilton Souza da Silva disse:

    Nós nordestinos votamos no que para nós e mehor para o N
    Nordeste.
    Os Paulista que se acham os inteligentes, ricos, e preconceituosos
    elegeram um palhaço para Deputadp Federal nem por isso receberam chacota dos nordestinos

  3. Nathália disse:

    Coitada, tenho pena dessa pobre menina, tão idiotinha a bichinha!

  4. Bruna disse:

    Deixa ela fazer seu cursinho de direito, mas ela vai ver q a melhor escola é a vida. Só espero que não seja tarde. Coitada!

  5. Watergate disse:

    Eles vão dizer que quem votou no Tiririca foram os nordestinos retirantes que moram em São Paulo.

  6. Amo minha Petrolina disse:

    Concordo plenamente com o artigo do blog. Não estou querendo defender a candidata que ajudei a eleger com meu voto. Mas, assim como a maioria absoluta dos nordestinos, também consegui perceber que o candidato José Serra só iria beneficiar a burguesia brasileira e a região sul e sudeste. O que ele iria fazer é o que a maioria dos presidentes sempre fizeram. E isso não é de hoje, é desde 1889. Isso vai desde a época da política do café com leite. Desde quando o Brasil se tornou república. Nosso país sempre foi dividido ao meio. Norte e Nordeste sem grandes investimentos e grandes obras e, ao contrário, o Sul, Sudeste e Centro-oeste com grandes investimentos, grandes obras, grandes prédios, grandes portos etc. Agora chegou a nossa vez. Quem dividiu o Brasil ao meio fomos nós com nossos votos. Nunca o Norte e Nordeste foi tão lembrado como no governo do nosso querido Operário-presidente. Fizemos a nossa parte. Agora esperamos que ela, Dilma Roussef faça a sua. Daqui a quatro anos iremos fazer nosso julgamento.

    Não sou partidário político. Mas sou a favor da redução da desigualdade social. Sou a favor da extinção da miséria, da fome e da pobreza absoluta.

    Quanto ao infeliz comentário dessa colega estudante de Direito, digo que tem uma mente limitada, e com certeza deve ser uma infeliz solitária que tenta através do que a psicologia chama de PROGESSÃO, transferir para outros suas limitações e seus problemas.

  7. Revoltado disse:

    Minha gente essa pobre coitada não merece comentários.Essa miserável dve ter se apaixonado por um nordestino e quando ele percebeu que se tratava de uma coitada pobre de personalidade e de carater deu com o pé na bunda dela, por isso esta revolta com os nordestino, nós somos ricos em tudo , inclusive em força braçal no qual somos responsável pelo desenvolvimento da região dessa coitada advogada que já nasceu morta sem espírito.

  8. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Agora que “chegou ao fim os dois brasis”, como afirma o nosso ACM, é preciso agora acabar com os “dois nordestes”, o NORDESTE DO LITORAL (RICO E POVOADO) com o no Nordeste do Cariri, do Inhamus, do Araripe…

    Aproveitaria para pedir ao governador o FIM DOS DOIS PERNAMBUCOS, o do Recife e Litoral, e o PERNAMBUCO RESTANTE.

    Pernambuco do São Francisco espera que a comemoração do “fim dos dois brasis” seja o início do planejamento para o fim DOS DOIS NORDESTES, E DOS DOIS PERNAMBUCOS!

    São esses temos, Carlos Brito e ACM que a população de Petrolina deseja debater, não uma adolescente rebelde falando um monte de besteiras!

  9. Neco disse:

    Aqui no blog foi avisado, que o Serra não gostava de nordestino, taí a prova que não só o josé Serra mais o paulistano. Que tá com dor de cotovelo pela perda da eleição e da amostra do povo do nordestino que sabe votar.

    Nós nordestinos estamos de parabéns, chega de sermos fornecedores de escravos para as indústrias de São Paulo, o Brasil tem uma dívida gigantesca com nosso povo.

  10. Cláudia disse:

    Como sempre digo a educação no Brasil precisa mudar, precisamos ensinar aos nossos estudantes ética, cidadania, história, política, fazer com que a juventude “acorde” para o presente, chegua de mentalidade da época da colônia, nosso povo precisa refletir, criar consciência crítica, conhecer a realidade e respeitar a diversidade cultural. O Nordeste é rico, o povo nordestino é rico, quantos ilustres são nordestinos? Pessoas cultas e inteligentes, aqui mesmo em Petrolina e Juazeiro temos vários exemplos…mas infelizmente o que acontece a essa jovem é reflexo da educação…ou da falta de dela, falta de família presente, nossos jovens são frutos do meio em que vivem, temos que educar nossos filhos para a diversidade, para o respeito ao próximo, para o respeito a si mesmo. Educação primeiro é responsabilidade da família, depois da escola, se um adolescente chega a universidade com essa mentalidade limitada, o que será do futuro profissional? Isto é responsabilidade de todos, pais, professores, políticos, sociedade. Pensemos nisso!

  11. Deomiro Santos disse:

    A POLICIA DEVIA VISITAR ESSA FUTURA ATRIZ DE FILME DE PORNOGRAFIA
    A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII).
    O art. 5to. inciso XLII – fala: a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

  12. silvia disse:

    O que essa garota disse nossa não tem nem comentarios
    sou nordestina e petrolinense com muito orgulho, e ler uma ofensa dessa fala serio so pode vir de uma pessoa que não tem uma mente sadia.
    Ha não precisamos desse tipo de comentario,porque somos sertanejos e em nomes de cada um deles digo que somos nordestinos com muito orgulho.

  13. Alves disse:

    O FHC também é responsável por este tipo de discriminação, pois ele disse antes dessas eleições que os nordestinos não venceriam os paulistas, achando que o Serra venceria o pleito.O pensamento dessa estudante já está na cabeça de outras pessoas lá em São Paulo.Hoje colegas de trabalho de um irmão meu que mora em São Paulo se queixavam dos nordestinos.Mas o Brasil venceu é o que importa.

  14. Eder disse:

    Isso mostra que ser universitário não constitui garantia de cultura, informação e bom-senso. Para desespero de quem pensa igual à estudante, saibam que se os votos do norte-nordeste fossem todos anulados, Dilma ganharia do mesmo jeito. Por duzentos mil votos ela bateu o PSDB no resto do país.

  15. Hércules Batista disse:

    A
    Senhora ou senhorita Mayara Petruso, nós deixamos aqui o nosso protesto e dizer para ela que o LULA nos ensinou a ver que todos nos brasileiros somos irmãos quer queiram quer não. Pois um nordestino “ANALFABETO” comedor de “PREA” fez o mundo se curvar diante de todos nós brasileiros, então porque não perdoa esta pobre coitada de espírito. Para Mayara Petruso, um beijo no coração dela, pois tenho certeza que era queria nascer também no nordeste e se orgulhar de ter o “MAIOR PRESIDENTE de toda historia do BRASIL”. PARABÉNS A TODOS OS NORDESTINOS PELA A ESCOLHA DA NOSSA PRESIDENTA. Isso vale um abraço COMPANHEIRA.

  16. Feeling disse:

    Engraçado que nessas horas todo mundo fica com “raivinha” MAS não se enxergam quando agem com o mesmo ar de superioridade em relação as cidades vizinhas! Muita hipocrisia para a “querida” Petrolina!

    Com relação a atitude da estudante… lamentável!

  17. Cleber disse:

    Fico muito triste quando vejo uma conterrânea falar mal de um Nordestino, sou Paulista e moro no Nordeste, sou filho de Nordestino e tenho muito orgulho disso, NÃO votei na Dilma e NEM pretendo votar em algum candidato do PT, mas respeito o resultado das urnas. E quanto ao comentario da jovem lastimável. Sou da oposição sim e assumo isso mas vir a falar mal de alguém, demonstrar formas de preconceitos isso não aceito. Sem mais…….

  18. Petrolina Minha Terra Meul Lugar disse:

    Feeling, Petrolina tem que buscar se espelhar em cidade progressistas, como Campina Grande, Feira!

    Logo logo seremos a 3ª maior cidade do interior do Nordeste, logo após as cidades supracitadas.

    Também em 2020 tem previsão de ultrapassarmos Caruaru e nos tornamos a maior cidade do interior de Pernambuco.

    Não é questão de superioridade não, é questão de querer ser competitivo, é questão de progresso e querer ver sua cidade sempre buscando a liderança.

    Que esse clima de competitividade, no bom sentido, leve Petrolina e Juazeiro a se tornarem o maior pólo de desenvolvimento do Nordeste!

  19. Sebastião Mulato da Silva disse:

    O maior e mais popular e inteligente presidente que o brasil já teve é de onde? do nordeste sim sinhor. Então num dianta uma pilantra qualquer usar de tamanho preconceito contra os nordestino. agente deve é ter pena dela que é uma probe coitada. Nós nordestino é que ajudamos são paulo e todos os estado do Brasil a crescer pois em toda parte tem noirdestino trabalhador ajudando os outros a crescer.

  20. socorro gomes disse:

    Para os Paulistas, palavra de Tiririca: ” Não me candidatei no nordeste porque lá não tem abestado!”

  21. Nordestina com Orgulho disse:

    Vamo dar uma pêia nessa desorientada, pra ver se os neuronios dela funcionam. E ela quem é? Será desse mundo?

  22. Roberto Guedes disse:

    Não precisa ir tão longe. A rivalidade entre Petrolina e Juazeiro (Pernambuco x Bahia) não deixa muito para trás não. Hoje infelizmente ocorre grande discriminação entre ambas as partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…