Um dos mais famosos artesãos do couro em Pernambuco, José Luiz Barboza, popularmente conhecido por ‘Zé do Mestre’, vai ganhar uma homenagem digna de sua importância para a região, especialmente para os vaqueiros sertanejos. Sob o tema “O Sertão de Zé do Mestre”, uma exposição será aberta nesta sexta-feira (29), às 20h no Memorial do Couro, dia em que o homenageado faz 78 anos.
O lançamento inaugural será em ritmo de festa e forró em família, com a participação dos sanfoneiros Nego do Mestre e Juliano do Mestre, irmão e sobrinho, respectivamente, do homenageado. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Salgueiro e incentivo do Governo de Pernambuco, e é uma realização da produtora cultural Orbe. O objetivo foi de conceber a ideia de se criar um espaço de diálogo e reflexão sobre o sertão, seus modos e costumes, a lida com o gado e a figura do vaqueiro, a partir da vida e obra do artesão do couro.
Figura emblemática do sertão, Zé do Mestre, nasceu em 1932 no Sitio Cacimbinha, zona rural do município de Salgueiro, onde vive e trabalha até hoje com a colaboração da mulher, filhos e netos. Ainda criança, aprendeu com o pai a confeccionar todos as peças que compõem a indumentária do vaqueiro – gibão, perneira, chapéu, bota, luva, guarda-peito, chicote e corda de relho para amarrar o boi.
Hoje figura entre os poucos artesãos que sabem confeccionar um traje típico de vaqueiro. Mestre já confeccionou mais de três mil indumentárias, uma delas para o amigo Luiz Gonzaga, Rei do Baião. “O Sertão de Zé do Mestre” traduz através da criação de um ambiente imersivo, a figura do artesão por meio da interação entre fotografia, trilha sonora, vídeo e indumentárias criadas pelo vaqueiro.
Quem visitar o Memorial do Couro conhecerá em detalhes a vida, o cotidiano e o ofício do artesão também pela ótica dos materiais, ferramentas e técnicas utilizadas. Aprovada no edital do Funcultura pelo designer e pesquisador de artesanato Ticiano Arraes, a exposição O Sertão de Zé do Mestre tem formato itinerante e será apresentado, além de Salgueiro, em três municípios de Pernambuco, Serra Talhada, Gravatá e Petrolina. A exposição fica aberta até 09 de janeiro de 2011, sempre das 9h às 17h. (com informações da assessoria)



