Professor da Univasf reflete sobre a Universidade e a popularização da ciência

por Carlos Britto // 18 de outubro de 2010 às 22:06

O Professor Carlos Wagner Costa Araújo, da Universidade Federal  do Vale do São Francisco  (Univasf), enviou ao Blog artigo que discute a relação entre a produção científica e a população.  Veja o texto na íntegra:

Universidade e a popularização da ciência:

Durante um grande período da história brasileira as universidades ficavam enclausuradas. As teses, artigos e a produção científica ficavam guardadas nas prateleiras. As iniciativas de  opularização da ciência eram poucas. Abrir as portas das instituições para a população eram desafios. Nos últimos 8 anos, um dos instrumentos para mostrar o que é produzido pela comunidade universitária está sendo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, se inicia no dia 18 de outubro, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT.

A UNIVASF foi gestada em 2004 para atender o semiárido nordestino. Já nos primeiros meses, um grupo de professores mostrava para jovens das escolas da educação básica as possibilidades do que é ser universitário. No inicio eram palestras, oficinas, mostras, feiras de ciências. Hoje é mostrado o que é produzido pela extensão e pesquisa.

Manter um filho estudando longe de casa custa caro. Só as famílias vivenciam estas situações. A interiorização é a oportunidade dos jovens estudarem e permanecerem em suas regiões.

Quem saía de casa estudava em instituições de ensino superior viviam os “apagões” de investimentos na educação, entre 1994 e 2002.

Pesquisadores e jovens cientistas disputavam os minguados recursos para fazer pesquisa e extensão. Hoje os professores universitários vêm elevando sua auto-estima. O Brasil através da interiorização das universidades vem superando as desigualdades litoral x interior.

O atual governo, através de uma política de compromissos de investimentos com a educação pública de qualidade, vem ampliando o número de vagas e oportunidades para jovens doutores nas pequenas e médias cidades brasileiras, as quais estavam esquecidas. Governar é fazer e construir a história com minorias que foram renegadas por aqueles que já foram os donos do poder.

O futuro está nas opções de cada individuo que deve ser livre e responsável por escolher caminhos. O debate político deve ser amplo, sem reducionismos de bem e mal, contra ou a favor. Nunca no Brasil se fez tanto pela universidade pública brasileira. O brasileiro deve optar por quem vem defendendo o investimento em educação pública.

 

Prof. Carlos Wagner Costa Araujo- Educador e Professor da UNIVASF

Foto reprodução/internet

Professor da Univasf reflete sobre a Universidade e a popularização da ciência

  1. Ricardo disse:

    CAro Britto,
    o prezado professor usou o espaço do blog pra fazer propaganda política, e o o que é pior, usando o nome da universidade, que é pública.
    Sei que essa turma não sabe bem diferenciar o público do privado, mas deviam ter um pouco mais de compostura ao fazer propaganda barata.
    Será que o professor sabe quem trouxe a universidade para o vale do São Francisco? Foram justamente aqueles que ele disse que já foram os “donos do poder e que renegaram as minorias”.
    Peço que citem o nome das lideranças políticas que trouxeram a universidade pra cá. Vc mesmo Britto, poderia citar? Sei que vc sabe.

    Ricardo.

  2. Eu amo Petrolina disse:

    Pois é Professor aí vem o imbecil de Serra falar de cursos de FAT, como se capacitações de 20 h/a em cursos “profissionalizantes” fizessem falta a esse novo Brasil que estamos construindo, com Universidades e IFETS. Respeito a inteligência do povo brasileiro ta fazendo falta à campanha tucana.

  3. Lucas Cabral disse:

    Como esses funcionários públicos arranjam meios de pedir votos pra Dilma.

  4. Lucas Cabral disse:

    Esse “artigo” não discute a relação entre a produção cientifica e a população. Ele pede votos mesmos… Bem que podia ser mais direto.

  5. Lucas Cabral disse:

    Só pra esclarecimentos, ela não foi gestada em 2004, já que elafoi legitimada pela Lei complementar no. 113, de 19 de setembro de 2001, tendo o semi-árido nordestino e o Vale do São Francisco como referenciais.

  6. Larissa Nascimento disse:

    E na maioria das vezes este universitário é o primeiro da família, é o exemplo e o espelho, a fonte de orgulho e do máximo esforço para mudar de vida através da educação que hoje está disponível em nossas portas.
    Publicar a pesquisa desses futuros jovens doutores comprova que é possível transformar a realidade local por meio da nossa mão de obra que pode vir a ser tão qualificada quanto a de fora.

  7. Luis F. disse:

    caros internautas

    Precisamos lembrar que não existe “torcida” na politica, não estamos falando de jogo de futebol, falo isso para aqueles que sempre foram apegados aos partidos políticos, “porque o vovô votou eu tambem vou votar”, até porque se pudéssemos, nossa torcida iria ser sempre pra o time que ganhasse o que diferencia o futebol da politica, futebol é paixão (ai sim voce tem que torcer, na vitoria ou na derrota) politica é razão (temos que enxergar a realidade dos fatos) !!!
    Lembrar tambem de que uma instituição federal é feita por cidadãos, e não pelo PSDB ou PT, e que todos tem o direito de se manifestar, quanto a sua posição politica.
    Lembrar tambem de que o fruto (UNIVASF) por si só , faz a propaganda da arvore ( Atual governo), mas se achas que a universidade foi trazida por outras lideranças politicas, então porque ela apareceu justamente durante a gestão atual, o que faltou para FHC, juntamente com essas “lideranças politicas” pudessem implantar a universidade durante a sua propria gestão ???
    os numeros da educação dos dois governos estão ai … contra FATOS não há ARGUMENTOS !!!

  8. Professor disse:

    É Ricardo nesse momento acho que todos estão tomando posições. Onde vc estava no período da ditadura militar? De que lado você ficou? Dos militares ou em favor da democracia? Conheço o trabalho do prof. Carlos Wagner e a equipe da Espaço Ciência e Cultura que percorrem escolas da região com oficinas e tem até um grupo de Teatro danado de bom o Ciência Cênica é coisa boa que nossa terra. Eita este blog incomoda mesmo..

  9. ricardo disse:

    E aí Britto, poderia dizer aos seus leitores quem foi mesmo que trouxe a univasf pra cá?
    Já que vc publicou um poster obtuso do professor, é seu dever com a verdade para seus leitores.
    Ricardo

  10. maria Luiza disse:

    Esta campanha de Serra pautada no maniqueísmo, no vale tudo terá sua resposta em 31/10. Sinto muito se os Serristas se incomodam com o que diz o professor, mas é a mais pura verdade… O governo Lula aumentou consideravelmente o investimento no setor científico, sobretudo nas universidades públicas e institutos de pesquisas públicos. A VERDADE tem que ser dita. Enquanto isso Serra SUCATEIA A USP!

    Ei, Lucas Cabral kd Paulo Preto???!?!?!?!?!

  11. Y. marcos disse:

    Caro Lucas Cabral […] esclarecimento, foi criada categorigamente 1 (universidade) no país Brasil no périodo de 94 à 2002 (sem mencionar nomes) no périodo de 2003 à 2010 – “Mais que Legitimado”, foram construidas 14 universidades no país […] entendo isso não ser apologia a votos; mais sim “FATO CONSUMADO”.

    O ensino básico, fundamental, médio, e superior “Público” assegurado pelo estado enquanto soberania, é direito do cidadão, e isso é Constitucional. (e sabido que melhoras ainda precisam acontecer).

    Antes esperançosos, do que indignados ;D

  12. Chintia disse:

    Concordo que esse governo (SIM) investiu em educação pública, aumentou o incentivo aos programas de mestrado e doutorado do nosso país e popularizou espaços como mais um meio de promover cidadania.
    O que não concordo é com a hipocrisia que se usa esse autor (que se diz educador e professor). Como o companheiro Ricardo comentou, acho que é difícil para ele diferenciar o que é público e o que é privado. Temos espaços na própria UNIVASF que são mantidos como feudos (diga-se de passagem o próprio espaço ciência e cultura), que por sinal é de administração do ´sr. Carlos Wagner.

    “Governar é fazer e construir a história com minorias que foram renegadas por aqueles que já foram os donos do poder”.

    Será que ele sabe o que está falando?

  13. Ricardo disse:

    Chintia, com certeza ele não sabe o que fala!
    Aliás, ninguém ainda respondeu: quem foi que trabalhou para trazer a Univasf pra região? Responde Prof. Carlos. Não seja desonesto intelectualmente.
    A USP sucateada! Meu Deus, em que mundo vive um esquerdista? Já sei, no mundo dos Hugo Chaves, dos Fideis, e outras ditaduras que somadas, já mataram 1.500.000 pessoas ao longo da história do comunismo. Não é mesmo Dilma? Cadê o dinheiro que foi roubado da casa da amante do Ademar de Barros? E aqueles grandes democratas, Carlos Mariguela? Lamarca? Pessoas que lutavam pelo mundo melhor! Vcs não tem mesmo vergonha de defender tudo isso?
    Estamos esperando.

  14. Tadeu disse:

    O tempo e o senhor da razão nem Serra e nem Dilma, irão investiu em educação pública, Por quê? os mesmo tem seus olhos voltado para tercerização do serviço publico em especial a EDUCAÇÂO, a conversa do professor da Univasf no titulo acima e apenas para encher linguiça. pergunto qual e o salario dele, pergunto se o mesmo que ir para interior( sertão seco). no final ele fala do futuro que futuro?

    Tadeu

  15. Dreda disse:

    A UNIVASF deveria abrir processo administrativo contra esse tal professor, por usar o nome da Instituição para fazer propaganda política. Mas não esperaremos isso, afinal o próprio reitor José Weber é filiado ao PC do B. Esse é um dos motivos pelos quais eu não voto no PT. Eles tomam todas as instituições PÚBLICAS, e as usam como se fosse suas. Vide o presidente da Petrobrás, e agora esse funcionário da UNIVASF. Caro Carlos Wagner, vá cuidar do seu setor e pare envolver o nome da UNIVASF em seu jogo sujo. O “pai” da UNIVASF, Osvaldo Coelho, do DEM, deve estar muito chateado com você.

  16. João de Deus disse:

    Esse professor tem um monte de amigos gays e amigas lesbicas. Eu sou contra o casamento de pessoas do mesmo sexo. Viva a família, a propriedade e as tradições.Além disso se envolve com teatro que é coisa de gente que não tem o que fazer. Eu voto em Serra, quero um Brasil serrista onde todas as pessoas sejam carecas. Chega de barbudos e barbudas no poder. Quero um Brasil careca.

  17. Viva liberdade disse:

    Não estou aqui para defender ou acusar, gostaria de lembrar a todos o que é DEMOCRÁCIA. Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões, ou então, cada paisano e cada capataz Com sua burrice fará jorrar sangue demais Nos pantanais, nas cidades, caatingas E nos gerais. Naqueles tempo de divisas, tempo de gente cortada. É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.” Naquele tempo Dormia A nossa Pátria mãe tão distraída Sem perceber que era subtraída Em tenebrosas transações. Viva a Democracia viva liberdade de expressão.

  18. Ricardo disse:

    Pronto, Dreda finalmente falou o nome da pessoa correta. Os “intelequituais” da Univasf, não foram honestos intelectualmente para falar. Nem o dono do Blog.
    Primeiro queria saber quais eram as pessoas que estavam do lado da democracia SR” Professor”?
    Eu não havia nascido, mas se já estivesse , estaria do lado da civilização, que luta por democracia com gestos e exemplos, sem metralhadoras, assaltos e justiçamentos como faziam as pessoas nas quais vc se espelha, ou talvez tenha até praticado… Era Dilma, Mariguela, Lamarca, Jenuíno? Mostre-me caro” professor “um só miserável documento que identifique pensamentos democráticos dessa turma que se dizia lutar por democracia.
    Deixe de malandragem retórica, que esse discurso só engana analfabetos morais ou inocentes de maternal.
    Quem luta por democracia, não explode bomba no aeroporto dos Guararapes e mata inocentes, inclusive crianças, caro professor.
    Lembro que essas pessoas que vc diz que lutavam por democracia já cometiam atentados terroristas antes de 1964(desde 1961).
    Como pode defender democracia e matar inocentes, sequestrar pessoas… O governo militar pecou porque implementou um regime ditatorial ao tomar o poder desses vagabundos. Porém, pecou mais ainda ao ter deixado eles voltarem ao poder e terem manipulado a história.
    Aliás, como vc pode falar de ditadura militar no Brasil, se seus ídolos adoram uma ditadurazinha mais sanguinária, como as de Cuba, China, Venezuela, Irã, Sudão, etc… ?Já sei, o negócio do comunismo é quanto mais sangue melhor. Quanto menos liberdade religiosa melhor. E o Foro de São Paulo, o caro professor conhece? Já viu as atas que mostram a presença FORMAL DAS FARC nas mesmas reuniões com os partidos de esquerda latino americanos? O que estavam essas “freiras” democráticas fazendo por lá?
    Façam bom proveito dessa grande democracia que vcs querem para o Brasil… Depois todos nós vamos pagar a conta do totalitarismo que se instala lentamente. Celso Daniel , cadê vc?

  19. Ricardo disse:

    Antes que me esqueça, de que lado mesmo vc estava na época do governo militar, Professor? Já até imagino, não é mesmo?

  20. Ricardo disse:

    Muito boa ” João de Deus”!
    Deus, Pátria e Família!

  21. raimundo disse:

    Parabéns Prof. Wagner,

    O Brasil precisa de professores com sua capacidade e coragem de dizer a verdade. Para quem é do ramo da educação sabe que o pior momento da educação brasileira foi o período de 95 a 2002. Quem duvidar ligue para o Tribunal de Contas da União e peça o estudo daquela Corte sobre o pior momento da educação brasileira. Para mais esclarecimentos é só usar o 0800 do TCU.

    RAIMUNDO DO ALTO DO COCAR

  22. sANTÍSSIMO disse:

    Prezados leitores,
    Infelizmente o povo brasileiro foi enganado e hostilizado durante anos. E no Nordeste as coisas foram bem piores. O que o professor Coloca, é a verdade que uma minoria não aceita. Sinto muito desprezo por aqueles que querem ver a burguesia voltar a direcionar o destino desse país.
    Lamento a aqueles que fazem apologia aos privatizadores da educação.

  23. RABELO disse:

    Prof. Wagner,

    Parabens para você PROFESSOR WAGER, sua ação já é percebida no Vale. Continue com essa garra, só assim mudaremos essa caótica realidade educacional.

    Abaixo aos Privatistas/Privatizadores de plantão

    Chega de cartilhas pornográficas e cheias de erros gramaticais

    O dinheiro púplico merece respeito!!!!!!!!!!!!!!!……………………….

    SOU SEU ALUNO E SEU FAN

  24. Desconstruídor de Discurso disse:

    Se apertar um pouco mais passar de puxa-saquismo para tortura.

  25. salles mendes disse:

    O Prof. Carlos Wagner tem inteira razão: O Governo atual apoiou totalmente a interiorização das universidades, dos institutos federais e das escolas técnicas. Os números são irrefutáveis. O Governo de FHC e do Ministro Paulo Renato só serviu para apoiar vergonhosamente a expansão das escolas particulares de péssima qualidade que só visam o lucro. Quanto a quem mais trabalhou para trazer a UNIVASF para a região foi sem dúvida o senhor Osvaldo Coelho (apesar de não ser o único), o que não lhe dá o direito de usar como propriedade (o último outdoor dele não é uma cobrança disto?) o que de fato pertence ao povo brasileiro. Por último: sinto por aqueles que defendem uma Ditadura militar que só serviu para reprimir, torturar e matar sindicalistas, professores e estudantes. O Govermo Lula tem tido o respeito pelas regras democráticas até mesmo com aqueles que foram torturadores e assassinos no passado.

  26. Ricardo disse:

    Salles Mendes, gostaria de saber quem defende ditadura militar? Onde vc viu isto escrito? Deixe de vigarice intelectual rapaz. Quem gosta de ditaduras são seu ídolos. E isso é declarado por ele mesmo, conforme exemplos que já citei( “sinto carinho e respetio pelo presidente do Irã”, lembra disso?. Agora se vc não consegue discutir história VERDADEIRA, não fique escamoteando o que ninguém disse. Vá estudar e conteste se o que digo acima é menira ou não e deixe de ser obtuso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários