Em sessão solene na Câmara Municipal de Sobradinho, no Sertão da Bahia, foi iniciado ontem (07) o Movimento Romaria das Águas do São Francisco, que tem o objetivo de preservar o Velho Chico.
Vários temas foram discutidos a exemplo da revitalização, saneamento e transposição. O vereador Gabriel Lustosa, (PP) disse que “empresas são responsáveis pela contaminação do Rio São Francisco, pois muitos produtos químicos são derramados em suas águas. Cabe também aos governos federal, estadual e municipal fiscalizar e a população se conscientizar para não poluir o rio”, ressaltou.



Sim, a ROMARIA DAS ÁGUAS não se materializou do nada, além da conotação religiosa contida no movimento, ela esta sediada em uma cidade que tem em parte de sua área um dos maiores mananciais de água do país, o lago oriundo da barragem de Sobradinho BA, entendo que uma das intenções é voltar os olhos da região, do país e do mundo para a preservação e qualidade da água deste manancial que integra a fonte maior, o Rio São Francisco. A sobrevivência deste manancial e do rio em si e que mantenha uma boa qualidade das suas águas, é de vital importância para toda concentração humana existente ao longo do rio e nas margens do lago. Parabéns aos organizadores da ROMARIA DA ÁGUAS!