A Estação de Piscicultura do Perímetro de Irrigação Bebedouro em Petrolina, fundada na década de 80, está sendo revitalizada e dará lugar ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura da Codevasf (Ceraqua). A revitalização compreende reforma de tanques, prédios, galpões, construção de laboratório e alojamentos e a aquisição de equipamentos. O investimento ultrapassa a cifra de R$ 2 milhões.
De acordo com o chefe do Ceraqua, o engenheiro de pesca Rozzano Figueiredo, a ex-Estação de Piscicultura vai ampliar o campo de atuação, deixando de ser apenas produtora de alevinos “Vamos produzir e transferir tecnologia, capacitar pescadores e pequenos piscicultores da região de forma integrada com instituições de pesquisa como a Embrapa e as universidades da região, Univasf, UNEB”, relata.
Com o Ceraqua, o cultivo dos animais aquáticos no Bebedouro deve dobrar nos próximos anos já que cerca de 60 tanques estão sendo recuperados no Centro de Recursos Pesqueiros do perímetro. De acordo com a assessoria de comunicação da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em 2009, a estação piscicultora distribuiu mais de quatro milhões de peixes de espécies como tilápia, carpa, tambaqui, curimatã e pacamã.


