Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar 574/10, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que integra as cidades de Cabrobó, Afrânio e Dormentes (em Pernambuco), e Uauá, Abaré e Chorrochó (na Bahia) à Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Pólo Petrolina/Juazeiro. A proposta modifica a Lei Complementar 113/01.
A Ride atualmente é formada pelos municípios pernambucanos de Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista; e os baianos de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho.
Patriota lembra que a Ride Petrolina/Juazeiro tem contribuído para o desenvolvimento e a integração da região, especialmente de municípios do Vale do São Francisco. O deputado explica que, desde 2003, têm sido desenvolvidas ações de incentivo ao turismo, à produção de vinho e à agricultura irrigada, além de projetos nas áreas de ciência e tecnologia.
Segundo o parlamentar, o crescimento de áreas urbanas no interior do País precisa ser acompanhado de medidas que permitam um desenvolvimento sustentado. Os benefícios assegurados pelas regiões integradas, de acordo ele, vão garantir a esses municípios consolidarem suas economias.
Ele argumenta ainda que a maioria desses municípios já tem economias dependentes de atividades desenvolvidas em cidades da Ride Petrolina/Juazeiro. “Chegou a hora de integrá-las”, afirma, acrescentando que a integração dos novos municípios ao pólo vai agregar mão-de-obra, multiplicar oportunidades de negócios, estimular o desenvolvimento e distribuir renda e riqueza.
Segundo o Fala Bahia, a proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.



Quem leva mais vantagem nessa integração,como sempre,é Petrolina,pois nossa àrea baiana è muito maior e tem mais possibilidades.Melhor cada um no seu cada um.Juazeiro já é a referência do grande norte baiano.
Gonzaga Patriota sempre tentando diminuir a influência de Petrolina. Aumento a RIDE, diminui-se o orçamento a ser aplicado, ou seja, mais municípios, menos dinheiro é igual a uma divisão menor para todos.
Bom mesmo é que seja logo criado o Estado do São Francisco com Petrolina/Juazeiro sendo a capital, ai nosso dinheiro não sairia para Recife.
Essa RIDE é uma piada de mau gosto!
Sem verba, num conheço uma obra de porte derivada dessa tal RIDE.
O que adianta deputado aumentar a “família” sem ter grana pra sustentar?
Essa RIDE tá parecendo irmã gêmea da TURMA DO FONFOM e do Chapéu de Palha!
Só show pirotécnico!
Também sou a favor do ESTADO DO SÃO FRANCISCO, evitaria a evasão de divisas, para o litoral (Salvador e Recife), sudeste (S. Paulo e Rio de Janeiro) e também para o exterior e o ESTADO DO SÃO FRANCISCO teria a Capital JOALINA (Juazeiro e Petrolina juntas). Ai sim, presenciariamos um mega desenvolvimento regional!