Que Petrolina é essa?

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2010 às 10:08

O leitor e líder comunitário Robson Patrício aproveitou os 115 anos de Petrolina para fazer uma ponderação profunda sobre o passado, o presente e o futuro da nossa cidade. Confiram: 

fruticultura

Uma cidade com 115 anos e de uma estrutura magnífica, forte na agricultura e de um povo acolhedor, sempre de braços abertos a todos aqueles que chegam a nossa cidade e que têm trazido o sucesso profissional a tantas pessoas.

Algumas famílias desta cidade têm sido destaque em nossa política, a exemplo dos Amorim, Cavalcante, Coelho e tantas outras, mas naquela expressão “ai dos sabidos se não fosse os bestas”, não podíamos deixar de dizer que famílias como Silva, Santos, Lima e tantas outras também colaboraram com o desenvolvimento desta cidade e que o reconhecimento nunca lhes é dado, pois jamais teríamos crescido tanto se não fossem aqueles que acordam todos os dias pela madrugada e saem de suas casas indo ao campo, fazendo com que a produção agrícola seja o maior potencial econômico desta cidade carregada pelos braços fortes de nosso povo.

A cada quatro anos os ditos “coronéis da política petrolinense” pregam ou tentam pregar em nossas mentes que não há desenvolvimentos em nossa cidade sem a presença deles à frente de tudo em Petrolina. Ora, basta avaliar o que fazem conosco para tentar nos induzir a imaginar isto; como a campanha passada pra prefeito, fecharam-se um apoio irrestrito, aqueles “coronéis da política petrolinense” que se dizem de lados opostos, e elegeram aquele que no pensamento deles poderia dar menos trabalho para se tirar da prefeitura na próxima campanha, vindo logo após a fecharem as portas deste, digamos, “coitado” para que num gesto covarde não tivesse as condições mínimas de trabalho e assim levantar mais uma vez a questão: a cidade só vai se for com os “coronéis da política petrolinense”?.

Aqueles políticos que vêm de fora estão infectados com esta imagem de nossa cidade, que nem sequer têm coragem de vir fazer política em Petrolina. É importante lembrar que cidades como Lagoa Grande e Afrânio até pouco tempo também tinham isto em mente em relação aos “coronéis da política petrolinense”, sendo que os prefeitos destas duas cidades nos últimos mandatos conseguiram provar aos “coronéis da política petrolinense” que políticos de fora conseguem trazer oportunidades para o povo; pessoas como Adalberto Cavalcante e Jorge Garziera são reconhecidamente pelo seu povo como bons gestores em suas respectivas regiões eleitorais e com trabalho realizado em suas cidades e, para isto, não me lembro de nenhum deles estarem ao lado destes que se acham donos dos votos desta região.

Não se sabe bem ao certo, mas que a política petrolinense não tem dado a devida atenção ao potencial turístico de nossa cidade, existem diversos projetos prontos nesta área e não há previsão de recursos. Precisamos partir na frente, preparar a sociedade, o comércio e mão-de-obra especializada e vender o nosso produto turístico no mundo inteiro para que em pouco tempo tenhamos uma nova oportunidade de geração de renda em nossa cidade. A agricultura tem sido a única alternativa de circulação de capital nesta cidade e demonstrou suas fragilidades nas chuvas de 2004, quando toda a colheita ficou comprometida, levando o comércio local ao caos por quase um ano, quando muitos nem sequer conseguiram se reerguer novamente. É necessário que os “coronéis da política petrolinense” saibam que estamos atentos e que precisamos de mentes novas e cheias de idéias e que assim possam trazer investimentos para nossa cidade, onde ainda não entramos no mercado, ou seja, coisas novas, novos horizontes a se buscar.

Minha querida Petrolina, ou melhor, povo desta cidade, que possamos a cada dia sermos mais críticos, que possamos olhar para esta cidade com mais perspectiva no futuro, de uma cidade ainda mais promissora, que os nossos filhos e os filhos de nossos filhos possam encontrar aqui mais oportunidade.

Lembrem-se: A política é feita de grandes homens e para isto não quer dizer que são nossos conterrâneos, pois aqui existiram e existem grandes homens e que servram e servem tanto a nossa cidade e nem por isto pertencem aos “coronéis da política petrolinense”; acorda Petrolina, que os outros saibam que não somos escravos desta política que pregam em nossa cidade.

Robson Patrício (foto/reprodução internet)

Que Petrolina é essa?

  1. Cidadão disse:

    Discordo de alguns pontos:
    1 – O povo de Petrolina não é tão acolhedor assim, digo isso porque só moro em Petrolina há dois anos e percebi isso quando cheguei. Em geral, você é muito mal atendido nas lojas e o povo parece muito desconfiado;
    2 – Apesar do progresso na agricultura, Petrolina ainda é feudal no comportamento. Basta você falar mal da família “Coelho” que você vai perceber isso;
    3 – A política ainda é muito provinciana, assim como a maioria das cidades do interior do nordeste.

  2. Athayde Jr. disse:

    Robson Patricio, cidadão concordo plenamente que todos são aptos a gonvernar, agora você citar Adalberto Cavalcati e Jorge Garziera, me perdoe, o primeiro ditador, o segundo, vá lá em Lagoa Grande e veja o desmantelo.

  3. 100% Lagoa Grande disse:

    Querido Robson Patricio,

    Eu queria parabenizar-lhes pelas suas colocações, por este desabafo bem elaborado, bem sucinto, porém gostaria de lembrar-lhes quanto a sua colocação que o povo de Lagoa Grande considera Jorge Liminar Garziera um bom gestor, pois o mesmo figura atualmente como um dos piores gestores do Brasil, incluso no FICHA SUJA, Não se pode fazer esta avaliação para comparar a Petrolina, pois este homem se quer tem vinculos afetivos com esta cidade, não tem uma casa em Lagoa Grande, não há um parente seu estudando em Lagoa Grande ou mesmo Petrolina, não há nenhuma outra atividade de sua vida ligada a esta cidade, portanto, sua colocação foi infeliz.
    Ah como eu queria que a minha cidade tivesse ao menos um mocó, não precisava nem o coelho, o mocó ajudaria.

  4. BENNE disse:

    INFELISMENTE PENSO ASSIM TB. MAS BEM Q NOSSOS CORONÉIS Q JÁ DEMONSTRARAM SER BONS ADMINISTRADORES, PODERIAM EVOLUIR.E ACABAR COM ESSA MESQUINHAGEM/COVARDIA. PQ SÓ QUEM PERDE COM ISSO É A REGIÃO, O POVO. TEMOS Q ACABAR COM A HERETARIEDADE NA POLITICA,FUTEBOL…ONDE SEUS PAIS QUEREM Q SÓ SEUS FILHOS E PARENTES OS SUBSTITUAM, PQ NÃO QUEREM CEDER A MAMATA, E TIRAM PROVEITO DO CORPORATIVISMO Q EXISTEM EM TODAS AS INSTITUIÇÕES. VC NÃO VER UM POLITICO DIFERENTE, E QUANDO TEM. OS CORONÉIS MAIOR FECHAM AS TORNEIRAS, COMO É O CASO DO PREFEITO ATUAL. TEM Q SER FILHO,ESPOSA,IRMÃO,GENRO,NORA…

  5. José disse:

    Bonita carta, porém se não fosse os “Coroneis da politica petrolinese” poderiamos hoje não ser a cidade que somos hoje. E para que esses politicos que vem de fora terem a oportunidade de querer fazer politica aqui, era necessario termos esses coroneis aqui, ou se não, a cidade não eram tão desejada politicamente. Já temos alguns politicos que não são nossos conterraneos em atuação, ou pelo menos era pra estar, porém que pouco ou nada faz e vem de dois e dois anos fazer politicagem, e dizer que Petrolina precisa mudar, sem se lembrar que já podem fazer essa mudança, porém falar é facil, já fazer…… Temos politicos que preferem fazer politicagem a politica. O que o brasileiro mais quer é andar calçado em uma bota apertada o dia todo e poder chegar em casa a noite, tirar a boa pra sentir aquela agradavel sensação de alivio, assim somos nois.
    E antes mesmo de criticar quem quer que seja, primeiramente vamos olhar ao nosso redor e ver que sem os coroneis, poderiamos ser até hoje a “passagem do Juazeiro”, ou sermos mais uma cidade do interior do Nordeste dando somente despesas a União, e com sua economia baseada na aposentadoria dos idosos, como acontece em muitas cidades no interior do Brasil.
    OBRIGADO CORONEIS.
    PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM ESSA CIDADE DO FUTURO

  6. Mariluce Lúcia de Lima disse:

    Carlos Brito fora as notícia de política cadê as notícia e fotos do desfile de hoje? Tamos esperando.

  7. Andre disse:

    Robson,vc é um morador Petrolinense mau agradecido,se quer dar valor a cultura de um povo,uma região..Temos que olhar Petrolina como um todo.Não especificamente;no turismo,na irrigação etc…Saíba que no turismo tem também seus problemas.Com ele normalmente vem a exploração infantil,tráfico de entorpecentes ect.
    Muito mim honra,se este é o teu pensamento,de ser regido por coroneis que tanto investiram em educação,na construção de nucleos habitacionais(cohab’s),também no intercâmbio para empresas virem fazer seus negocios e se instalarem em petrolina.
    Sinto-me envergonhado em morar em petrolina e ter pessoas com este pensamento arcaíco,pois,eduquei meus filhos,lutei e venci na vida com muito suor nesta cidade.Como muitos outros.
    Veja o que fala a Constituição de 1988:
    “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”
    CAPITULO I
    ART.5º
    VIII-ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política,salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa,fixada em lei.

    Obs: PARA VOCÊ ENTENDER OQUE É CULTURA,COMECE A ESTUDAR A CULTURA DE SUA FAMILIA, A ORIGEM E ETC…

    ATT.
    Andre.

  8. Dreda disse:

    Não gostei. O texto omeça com uma profunda crítica impessoal ao coronelismo, mas logo se transforma em propaganda barata e oportunista de Adalberto Cavalcante e Garziera. Acho que esse texto deveria ter saído como um “comentário” pessoal, mas não como um artigo.

  9. Edinho disse:

    Parabens, Robson. Pena que você ainda foi muito bonzinho. Petrolina não tem fábricase consequentemente não tem emprego, o transporte público é um lixo, o comércio do centro da cidade está falido, do shopping está quase lá. Para não quebrarem de vez elevam os preços dos produtos a um valor absurdo. Na verdade, tudo em Petrolina tem um valor absurdo, principalmente o aluguém de imóvel. Vivemos a ilusão de crescimento. o Crescimento aqui é para os grandes empresários que exportam frutas para a América do Norte e Europa. O emprego gerado pela fruticultura é para bóias-frias, as pessoas vivem em condições de miséria. Trabalhadores rurais que vem em busca de uma vida melhor na Terra dos Impossíveis não passam mais que um ano, voltam decepcionados para suas terras no Piaui, na Bahia, no ceará etc.
    Robson. As mudanças que ocorreram na escolha do Presidente da República, do Governador de Pernambuco, da Bahia, do Piaui, ocorrerão também em Petrolina. A hora vai chegar. Nesta eleição vem mais surpresas. O povo só precisa entender que coelho e bezerra só são diferentes no reino animal, na política os dois são a mesma coisa.

  10. galdino neto disse:

    Este texto desperta o povo para um fato interessante, que poucos ousariam falar. Olha que tem muita gente refém desse coronelismo. Puxa-sacos, babões, bajuladores, como queiram definir, é o que não falta para defender os coroneis da política petrolinense.

  11. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Só faltou ele dizer que é eleitor de Gonzaga Patriota!

  12. Jonas Ramalho disse:

    Só falta nos ‘supreender’ com uma candidatura para vereador em 2012, com falácias de que será diferente de todos. Logo verá que por pouco deixou se iludir de que poderia ser diferente dos demais. Chame como quiser: coronelismo, oligarquia, ou mesmo, detentores do poder. Mas antes de ponderar, diga-se hipócrita, faça vistas a sí mesmo.

  13. Equivocado disse:

    As pessoas querem é criticar.
    O pior sentimento no ser humano é o da ingratidão. Ele se forma com uma pitadinha de insensibilidade, mais um temperinho de injustiça e mais uma pitadinha de desonestidade na sua consciência crítica.
    Valorizar um político pelo clientelismo que pratica com o dinheiro público é expor uma visão equivocada e carcomida há muito tempo. É ter o coronelismo nos próprios lóbulos cerebrais.
    O pior é que o patrício não está só, outros compartilham da mesma psicose. Não fosse assim, a situação seria menos grave.

  14. BORBOLETA disse:

    Amigo Carlos Britto, sou leitor assíduo do seu blog e admirador da forma como vc o conduz, pois nos mantêm sempre informados com as diversidades de noticias.
    Mas quero falar para o Sr. Robson que o texto elaborado por ELE, foi ótimo para as pessoas refletirem, pois se “os Coronéis” não tivessem sempre buscando novos projetos, programas, verbas, educação, irrigação….. Simplesmente os: Silva, Santos, Lima, Souza, etc. Não teriam como trabalhar para ter seu sustento e ajudar no desenvolvimento da nossa querida PETROLINA, pois sabemos que o DESENVOLVIMENTO de uma Cidade se Dar exatamente com a participação de todos.
    Já imaginou se só tivessem os CORONÉIS? Ou se só Tivessem os Silva, Santos, Souza? Como seria? Deixo aqui uma frase para reflexão…….

    “ Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.”
    [ Albert Einstein ]

  15. Verde de esperança disse:

    Na verdade ele quis dizer que seus candidatos são de fora da cidade!
    KAKAKAKAKKKKKKKKKKK
    Vejam quanta politicagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. PETROLINENSE NATO disse:

    Coronel ou forasteiro: É PRECISO AMAR PETROLINA!

  17. Amo Petrolina disse:

    Concordo plenamente Robson. Vc está mais que certo e parabéns pela coragem de falar.
    PRECISAMOS REVER ESSE MODELO DE DESENVOLVIMENTO DOS QUE SE DIZEM DONOS DE PETROLINA

  18. ROBSON PATRICIO disse:

    Parabéns a todos que particparam deste debate, pois independente de que seja a favor ou contrário as colocações; a de se ter alguém que abra o discurso, temos que sair do “status quo”, pois o verdereiro sentido do sucesso está em quebrarmos paradigmas, pois nem sempre sabemos o quanto é bom o diferente, pois ainda não o vivemos, temos sempre de sermos ousado e independente politicamente, para que possamos expor nossos pensamentos ou mesmo nossos desejos.
    Se observarem nos comentários, iremos ver que praticamente todos os comentários se utilizam de “nick”; seria por motivo de represária dos “Coronéis da Politica Petrolinense” ou mesmo vergonha de expor suas idéias.
    Que jamais tenhamos medo ou vergonha de dizermos aquilo que pensamos e só assim poderemos crescer numa sociedade realmente democrática.
    Toda mudança calsa desconfiança e incertezas, mais se fazem necessárias para que possamos ir muito mais além, e obrigado a todos vocês, sejam criticando, discordando, concordando ou elogiando, o importante é PARTICIPAR.
    ROBSON PATRÍCIO

  19. Eriberto disse:

    O mais importante no texto de Robson é que provocou a reflexão e a discussão. O texto é uma opinião. E opinião, cada um tem a sua. E cada um tem a sua verdade. PARABÉNS ROBSON pela iniciativa.
    Sou forasteiro – moro aqui há 15 anos e aprendi a gostar desta cidade.
    Minha opinião:
    – Quanto aos “Coelhos” não podemos negar a imensa contribuição para Petrolina e região;
    – Atualmente, temos que unir forças – seja Coelho ou não – seja petrolinense ou não – para continuar buscando investimentos para a região;
    – Quanto aos politicos de Lagoa Grande e Afranio – citados – o que sei é que o GARZIERA não está tão bem conceituado em Lagoa Grande – há uma grande insatisfação e denuncias graves – E aí não o vejo como bom exemplo. O Adalberto sei que fez muito pela cidade de Afrânio – a aprovação do primeiro mandato dele foi algo fora do comum – mais de 90% – agora a forma como ele conduz é que não é bem aceita.
    E por fim, Petrolina, é sim uma grande cidade, que a Irrigação deu e dá sua contribuição no progresso dela, mas, hoje, temos outras áreas que a sustentam e que estão crescendo. Não é só uma bandeira que sustenta a cidade, temos, além da irrigação, buscar investimentos na industria, no turismo e no comércio. Precisamos buscar melhores atendimentos na área de saúde e mais opções de educação de qualidade.

  20. Borges disse:

    Srº Cidadão: Concordo com tudo o que diz. Sou petrolinense, mas morei algum tempo fora. Hoje estou de volta e percebo a realidade de suas palavras. A cidade é suja, exala odor, os serviços são precários e os atendimentos também. Nós petrolinenses e todos os moradores dessa cidade, em vez de ficarem com raiva pelas críticas, deveriam é se juntar para transformar petrolina numa cidade melhor, mais limpa, bonita e agradável. Se queremos progresso e melhoria, devemos começar a reconhecer as “falhas” de toda a cidade e populção. Há, petrolina é do brasil, assim como qualquer outra cidade. Não tem essa de forasteiro; gente é gente em qualquer lugar do mundo. E tenho certeza que quaquer pessoa, seja petrolinense ou não, vai querer o melhor pra cidade que mora.

  21. SEU AMIGO! SEU IRMÃO!!! disse:

    Nobre Amigo Robson Patrício,

    Você pode escolher sua atitude. E sua atitude muda sua vida e as vidas daqueles que o cercam. Resumindo: sua atitude é a sua vida.

    Parabéns pela sua atitude, pela coragem de expor seus pensamentos/opinião. Poucos, aqui em Petrolina, teria a sua coragem/iniciativa de proporcionar aos leitores deste Blog essa reflexão.

    Aqueles que tomaram as dores dos coronéis, postando comentários criticando este artigo, certamente, “muitos” deles devem viver sob as assas e o prestígio dos coronéis ora “ofendidos”.

    A verdade é que, Petrolina – a terra dos impossíveis – também é a terra de poucas oportunidades, pois essa tal oportunidades se concentram nas mãos de “poucos”. Concentram-se nas mãos da elite petrolinese ou daqueles que servem a essa elite.

    Perabenizo, também, àqueles que comentaram este artigo, se mostraram conhecedores da nossa realidade. Estes, certamente, NÃO vivem com a venda nos olhos. NÃO fingem de cego só pra agradar os ditos coronéis.

    OBS.: A QUEM A CARA PULSA SERVIR, CONTINUE CRÍTICANDO.

  22. Desconstrutor de discurso disse:

    Vivemos em um país onde o direito de ir e vir tem proteção constitucional. Assim, aos revoltosos ou diria invejosos podem ir embora quando quiserem. Não farão falta.

  23. Aristóteles Vargas de Lima disse:

    É isso ai ninguém pode negar que petrolina só é o que é graç à família Coelho antiga que troxe tudo de brasília e de outras parte para cá. Eu num sou político, não gosto de política e nem sou empregado dos Coelho, pois sou autonomo e não dependo dels, mais agente tem de conhecer e reconhecer a verdade. Depoois que os Coelho foram envelhecendo e saindo da política é que petrolina parou e tá ficando pior mesmo assim ainda é uma cidade muito bos de se morar. Quem não tá gostando qeu vá imbora. falei e disse. tcháu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários