As Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura de Petrolina vêm realizando ações no interior do município. Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Rocha, foram mais de 800 quilômetros de estradas recuperadas, revitalização de mais de 200 poços e outros serviços como limpeza no bojo dos açudes públicos, além do patrolamento de estradas como a que liga Uruás a Caititu, e em outras localidades como Alagadiço do Meio.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Aquino, a ação de limpeza no bojo dos açudes consiste na perfuração do solo para extrair água submersa, e ao mesmo tempo, criar um reservatório. A água extraída é destinada aos animais e após as chuvas, o montante represado serve para a criação durante aproximadamente um ano, garantindo água tanto no período de estiagem como no inverno. Os locais são escolhidos de acordo com o curso dos riachos. A limpeza está sendo realizada também nas localidades de: Caititu, Poço da Onça, Carretão e Atalho, e iniciada na comunidade de Vila Beiju.
Também está sendo instalada na zona rural uma unidade demonstrativa do Programa Água Doce, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Social (Sedest), juntamente com a Embrapa. A unidade de Petrolina é a primeira no sertão e a sétima do país.
O programa utiliza três reservatórios e consiste na captação de água salobra de poço profundo, onde é transformada, através de dessalinizadores, em potável para consumo humano, e é armazenada em um reservatório. A parte salgada é distribuída nos outros dois tanques para criação de tilápia vermelha. O terceiro recebe água dos dois primeiros com adubos orgânicos oriundos das fezes dos peixes, e essa água é bombeada para um hectare de erva-sal, para a sua transformação em alimento para animais, pois a planta é tipo de forrageira destinada para consumo e engorda de caprinos e ovinos.
O secretário de Desenvolvimento Rural explica que os tanques foram concebidos para que posteriormente a comunidade faça a gestão do que foi oferecido. Os técnicos da Embrapa capacitam os moradores para que depois eles realizem o processo por conta própria.


