A mestre em educação e moradora do bairro Dom José Rodrigues, Ivânia Freitas enviou uma nota ao Blog demonstrando a sua indignação com a mudança de sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Juazeiro, que seria situada no bairro Dom José Rodrigues.
“O que se previa, e já era aguardado por nós moradores, é que o Instituto fosse instalado no antigo prédio da Univasf que também foi deslocada para as imediações do centro, pela gestão anterior. É profundamente indignante ouvir como justificativa para o fato, a distância do Centro para cá, e o “possível isolamento” dos alunos, por ser, apenas uma turma que iniciará o curso. Com franqueza, posso dizer que isso é decepcionante quando se trata de uma gestão que se propôs trazer para Juazeiro, a mudança e, no entanto, permanece com as mesmas práticas de gestões que só conseguem visualizar benefícios diretos para a população que se encontra nas áreas centrais considerando que os equipamentos públicos estão em sua maioria aglomerados no centro da cidade que carece, sobretudo, de infraestrutura que facilite o fluxo de pessoas que de tais serviços necessitam diariamente”, lamentou.
Ivânia ainda diz que a indignação “é, sobretudo, pelo fato de não se perceber (ou não se considerar importante) que a presença de um Instituto Federal nesta área significaria crescimento para o bairro e os demais que se localizam nestas imediações, pois iria requerer um maior investimento nos serviços públicos que se destinam a esta parte da cidade, como a exemplo da melhoria na oferta do transporte coletivo; nas condições da rodovia de acesso, incentivando a duplicação e iluminação da BA 210; a geração de emprego e renda fosse com o aluguel de casas, prestação de serviços alimentícios, entre outros que poderiam ser incentivados, inclusive, pelo poder público local”, disse.
A moradora do bairro também ressaltou que a população esta decisão foi tomada sem a consulta da população. “Consulta os moradores seria no mínimo ético, já que estamos em uma gestão que se diz comprometida em ouvir o povo e a ele buscar atender”.
O Blog reserva espaço para que a prefeitura de Juazeiro possa se pronunciar sobre o assunto.


