O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina/Juazeiro e o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) fixaram um prazo de até 180 dias para que o município de Petrolina e a Fundação Estatal Municipal de Saúde realizem uma série de medidas visando à melhoria dos serviços prestados no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prazo foi estabelecido numa recomendação, instrumento de atuação extrajudicial, assinada pelo procurador da República João Paulo Holanda Albuquerque e pela promotora de Justiça Ana Rúbia Torres de Carvalho. O objetivo é corrigir irregularidades detectadas em vistoria realizada pelo MPF, da qual participaram o procurador da República, a médica do MPF em Pernambuco e outros servidores do órgão.
Entre as medidas a serem adotadas estão a realização de concurso público para provimento dos cargos de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e demais profissionais da área de saúde para preenchimento da escala e prestação de serviços com o mínimo de qualidade, observando-se, ainda, o percentual de vagas reservadas às pessoas com deficiência.
Também foi recomendado que seja iniciada e mantida a capacitação dos técnicos de enfermagem e que sejam adquiridos, de modo permanente, medicamentos, equipamentos e materiais descartáveis para os diversos setores do hospital, além de sabão líquido, papel higiênico, papel toalha e lixeiras acionadas por pedal. Outras medidas são a redução do tempo de espera para atendimento dos pacientes da sala de baixa complexidade, implementação de controle informatizado de entrada e saída dos medicamentos e início do funcionamento do Centro de Reabilitação e Readaptação.
No prazo estabelecido, o município de Petrolina e a Fundação Estatal Municipal de Saúde devem ainda colocar em funcionamento os elevadores, com manutenção permanente, para atender às necessidades urgentes, concluir os ambulatórios de ortopedia, garantir a acessibilidade em todos os ambientes do hospital, adquirir divisórias para as salas e climatizar alguns ambientes.
De acordo com a assessoria de imprensa, o MPF e o MPPE solicitaram também que sejam adquiridos equipamentos como oxímetro de pulso, monitor, bombas de infusão, cabo que liga o monitor ao desfibrilador para checar ritmo, entre outros, e mantido o desfibrilador, com monitor, em cada andar das enfermarias, com carros de reanimação cardiopulmonar completos.
O descumprimento da recomendação ou do prazo estabelecido para prestação de informações, dará ensejo à adoção de medidas legais cabíveis pelo Ministério Público, com o objetivo de garantir o direito da população à saúde.



Tave demorando es reclamações comecarem!!
Entrega logo para o IMIP e resolve todos os problemas !
Oxente, e o HUT não foi repassado pra União (Univasf)?!
O MPF não deveria é “se queixar” com Lula?!
Outra coisa, o MPF e MP/PE não tão mais “se queixando” com HDM?!
Será pq foi repassado pro Estado?!
Será que existe interesse político de somente atingir o muncípio visando as eleições de 2012?
Uma notícia muito instigante… Vamos aguardar, então, as melhorias… Seria bom também se houvesse medidas no que se refere à adaptação do hospital a questões de ensino (já que se trata de uma hospital de ensino), como uma biblioteca, computadores, salas para discussão de casos, ambiente mais propícios à observação das práticas profissionais entre outros, visando tornar o serviço, também, referência em ensino, serviço e pesquisa para toda esta região.
Fica a deixa para discussão…
O que acho mais interessante é que não vejo nenhum deputado nem estadual,nem federal divulgarem nas campanhas deles que conseguiram recursos para estas casas de saúde,enquanto isso fica o HUT criando traumas nas pessoas que necessitam de atendimentos médico.
Oxente que eu saiba o HUT não foi repassado para a UNIVASF, mas bem que deveria; pois desde que a UNIVASF entrou o hospital melhorou muito. Tinha que sair o município e a fundação e deixa o hospital ser só da UNIVASF. O verdadeiro hospital universitário só não cresce, não desenvolve e não melhora a vida do povo por causa desse governo municipal que é uma #$#@&*()_*&¨$$%&.
Outro dia um funcionário me falou sobre os diretores da fundação e da fundação também. Ele disse que lá só tem incompetentes e se tornou um verdadeiro cabide de empregos (ninguém foi aprovado em concurso – ou alguém lembra de concurso pra admitir novos funcionários nessa administração, porque todos da administração passada foram demitidos – lembram da denúncia por falta de pagamento?).Esse cabra me contou que essas pessoas foram colocadas por interesse e não por competência. Disse coisas absurdas desses diretores e da fundação. Não posso nem mencionar tamanho a gravidade, mas acho que a promotora de justiça Doutora Ana Rúbia e o procurador da República Doutor João Paulo, deveriam fiscalizar essa tal fundação. Acho que enquanto não tiver uma fiscalização efetiva e rigorosa na fundação o hospital não vai pra frente.
Deveriam fiscalizar essa tal fundação. Um funcionário me falou que ali todos foram colocados sem concurso público. Que ali é um verdadeiro cabide de empregos e que os diretores são incompetentes, maus educados e grosseiros. Esse cabra disse que sem esse pessoal o hospital funcionaria muito melhor e falou coisas que deveriam ser fiscalizadas.
Atenção autoridades, fiscalizem, tomem providências.
O MPF deveria investigar também os MEGA-SUPER salários de alguns poucos privilegiados no HUT, deve haver algum engano, tem muito MARAJÁ ganhando fortuna por lá.
O Tá ficando louca? Entregar para o IMIP???
Perdeu a noção minha cara?
O que soube é que os mega salários são das pessoas da fundação que entraram SEM concurso público. Pessoas foram colocadas ali sem critério nenhum, apenas conveniência. É direito de todos de concorrerem a uma vaga, onde o pagamento é dinheiro público.
O sr. Petrolina está engando; o HUT não foi passado pra UNIVASF; quem derá. Seria bem melhor.
Britto, cadê o outro comentário? Vamos debater e fiscalizar aonde nosso dinheiro está sendo colocado.
Que bom que o Ministério està de olho, pois eu me sentir impotente diante das coisas que presenciel lá no ultimo domingo qdo levei um primo na urgência.Vi que eles não tão nem aí pra ninguém.Havia um senhor com o soro obstruido e avisaram a enfermeira e mesmo assim durante durante as 7 horas q permaneci lá elas não fizeram nada. Uma senhora idosa veio de Rajada com a pressão alta em 22 e dor no peito e ao aprarelho para fazer eletro nâo estava funcionando parece que faltava papel e ainda ouvi qdo a funcionaria disse a um familiar “o povo manda uma paciente de rajada só por causa disso” .
Além disso um senhor caiu da maca e nehuma enfermeira se mobilizou para levantá-lo ou socorrer-lhe fiquei horrorizada!
Muito bonito por parte da juastiça e do MP, espero que finalmente tomem providências principalmente com a tal da SALA AMARELA DO HUT, QUE TEM PACIENTES DE UTI GRAVE E NAO FICA NENHUM MÉDICO DE PLANTÃO, E TODO MUNDO SABE QUE OS MÉDICO CLÍNICOS DO PALNTAO NA SUA MAIORIA NAO SABEM CONDUZIR ESSE PACIENTES GRAVES. Daqui a 180 dias vamos ver o resultado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como assim perder a noção de entregar ao IMIP?
vai trabalhar no HUt depois você opina em alguma coisa
acho a melhor solução mesmo!
VAI, ENTREGA PARA O IMIP!!
INSUMOS DE PESSIMA QUALIDADE, NÃO HA ESPECIALISTAS, ALI O POVO SOFRE MESMO..
O HUT DEVERIA SER REPASSADO A UNIVSF DE VERDADE, REALIZAR CONCURSO PUBLICO E ACABAR COM ESQUEMA DE MÉDICOS!!!
PODE ATÉ SER Q ALGUEM DA FENSAÚDE ESTEJA GANHANDO MILHÕES COMO DIZ AÍ, MAS NÓS Q ENTRAMOS NA PRIMEIRA SELEÇÃO E AINDA ESTAMOS AÍ, FIRME E FORTES, NAUM GANHAMOS NAUM. E OUTRA COISA DEPOIS DA UNIVASF MELHOROU MUITA COISA SIM, PODE TER CERTEZA.
nunca pense em entregar o hut ao imp//