
O superintendente de Habitação da Prefeitura de Petrolina, Ednaldo Lima refuta, sempre que tem oportunidade, as críticas de que o município toma para si programas habitacionais como o “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal.
Segundo Lima, a prefeitura apenas conduz o processo, conforme preconiza a Constituição Federal, que determina ao município a responsabilidade pelo reordenamento urbano. “Todos sabemos que os recursos vêm do governo federal”, ressaltou o superintendente, que esteve ontem (11) e hoje (12) orientando as famílias sobre o Feirão da Casa Própria, no Centro de Convenções.
Lima também enalteceu a iniciativa da procuradora municipal Camila Cruz, que regulamentou duas leis – a do “Minha Casa, Minha Vida” e a do Sistema Nacional de Habitação (em 2005) – levando em conta que a residência fique no nome da esposa, quando for um casal. Isso, segundo ele, deve evitar que o homem venda o imóvel na primeira chance que tiver pela frente. Lima explicou que em Petrolina já existia iniciativa nesse sentido, “mas era muito tímida”, explicou.



O problema não é este, mas é o fato do Prefeito ser um apoiador declarado da candidatura de Serra, portanto um oposicionista ao atual governo, e angelicamente aparecer no lançamento deste programa e de outras atividades do Governo Federal, procurando passar a impressão de autoria dos empreendimentos.
Meu caro Salles… o terreno… de quem é… por acaso o governo federal compra o terreno da prefeitura também. A prefeitura doa o terreno. Se brincar, o terreno mais caro que a obra.
ISSO NÃO PASSA PELA CABEÇA DO PREFEITO QUERER SER O PAI DA CRIANÇA, POR UMA QUESTÃO DE IDONEIDADE, QUENTOA EDNALDO QUE O CONHECE SABE DA SUA LUTA EM RELAÇÃO Á QUESTÃO HABITACIONAL.
A PREFEITURA NÃO FAZ MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO, POIS A CONTRA PARTIDA DO MUNICIPIO É DOAR O TERRENO E COM ISTO O MUNICIPIO DIMINUI AS TAXAS DE PESSOAS POBRE QUE NÃO TEM CASA… SÓ QUE O SENHOR PREFEITO ESTA USANDO O PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL, PARA TRANSFERIR ALGO QUE ERA PARA SER SORTEADO ENTRE OS INSCRITOS DO MINHA CASA, MINHA VIDA E NA VERDADE O PREFEITO ESTA FAZENDO O JOGO DA CONVENIENCIA, DANDO PRIORIDADE AOS SERVIDOR PUBLICOS DO MUNICIPIO E COM ISTO FAZENDO MEDIA E CUMPRIR PROMESSAS POLITICAS, E FICAR BONITO COM O POVO, A CUSTA DO PROPRIO POVO… E SE O PREFEITO NÃO DOA DO TERRENO, GARANTO QUE OS MUNICIPIOS VIZINHOS TERIA TERRENOS MAIORES DO QUE OS DE PETROLINA… DIGA-SE DE PASSAGEM QUE ESSAS CASAS SO VEIO PARA PETROLINA, GRAÇAS A BANCADA PETISTA DE PETROLINA (ISABEL CRISTINA E CRISTINA COSTA) E AO HUMBERTO COSTA.
O JULIO NA VERDADE NÃO PODERIA NEM MUDAR O NOME DO PROGRAMA E DEVERIA EXECUTAR COMO OS DEMAIS MUNICIPIOS ESTÃO FAZENDO, MAIS COMO PETROLINA É DIFERENTE E O PREFEITO ACHA QUE A PREFEITURA É SUA CLINICA PARTICULAR, ONDE A DECISÃO SO CABE A ELE… MAIS PREFEITURA TEM QUE ACATAR DECISÕES FEDERAIS E NÃO INVENTAR FORMAS ERRADAS E ENTREGAR AS CASAS.
Eildo Coelho,
VOCÊ NÃO TEM AUTORIDADE ISENTA PRA DEVENDER NIGUEM, POIS VOCÊ É FUCIONARIO OU MELHOR CARGO COMISIONADO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO.
Essa prefeitura é um pai. Quem não se lembra que esse cara Ednaldo Lima foi vereador do partido de Gonzaga e o mesmo dizia: Gonza é melhor para Petrolina. Que vergonha. Só tem Marcos da acessibilidade mesmo.
eita ciumeira boba.
Bora nessa Marquinho!!
Pense numa discursão besta!
A prefeitura tem sua “paternidade” na obra, tem que fazer o projeto, doar o terreno, atua do início até o fim.
A União entra praticamente apenas com a verba.
AGORA PERGUNTO, E O ESTADO DE PERNAMBUCO, E EDUARDO CAMPOS, Qual a sua parte nessa obra?
Eu respondo, Eduardo Campos praticamente não entra com nada, pois só tem preocupação com Recife.
Memoria curta isso é pra quem é e não pra quem quer, criticas baratas como a sua eu nem procuro tomar satisfação, recolha-se a sua insignificancia. Tenho certeza que você não te nenhuma competencia para assumir meu lugar.
Memória insana, você étão patético que não tem nem a personalidade de mostrar a cara, como eu sempre faço, te manca, e vá ganhar alguns reais segurando a bandeira do seu candidato na esquina da Rabelo.
Politicamente correto, vc já ouvi falar que os municípios possuem autonomia administrativa… auto-organização. Então o prefeito pode sim, pois está viabilizando um projeto do governo federal. No mais, quem deixaria de comprar um imóvel em Petrolina para comprar em outro lugar. Aqui a procura é maior. Petrolina é a cidade dos impossíveis. Qual a cidade que consegue seguir em frente, mesmo sofrendo forte oposição dos governos federal, estadual e dos parlamentares.
A questão é mais complexa. Todos sabemso que programa de habitação do governo federal sempre existiu, assim como se sabe que sempre mereceu fiscalização e até críticas. O programa atual de habitação conta com grande investimentos. E como o programa se concretiza nos municípios, é claro que o poder público local tenha um papel importante a desempenhar, além de providenciar o terreno ou seja o papel mais importante do poder local é tudo fazer para que as familias que mais precisam sejam as primeiras a serem beneficiadas, fazendo com clareza e transparência o cadastro ou um senso sério para ter dados realistas e objetivos. Em segundo lugar, agir com firmeza para que o recurso financeiro seja bem utilizado em construções de qualidade. Isso sempre foi problemático e sempre mereceu críticas em todos os municípios inclusive em Petrolina. A pergunta: agora está tudo está sendo feito de forma perfeita, está tudo correto. será!!!! Além disso, em Petrolina, existe desde o gestão de Fernando Bezerra uma lei que criou o Conselho Municipal de Habitação que deveria definir e executar a politica de habitalçao municipal com a participação de representante de segmentos sociais. Isso para tudo acontecer dentro da ética e da transparência. Pergunto: por que esse conselho não funciona na execução do programa de habitação em petrolina! E o Conselho das Cidades está a funcionar! Cadê a participação e o controle da sociedade! Outro detalhe importante: já existia há muito tempo legislação que assegura à mulher título de proprietária do imovel de prgramas de habitação. Não era nada de timida, bastava cumprir essa e outras já existente, como colocar em prática o Conselho de habitação, para fazer o programa de acordo como deve ser. Se tudo for feito com ética, transparência e participação popular tudo estaria no bom caminho. Mas onde está a participação popular e o controle social desse programa.
O que há é uma tentiva de mostrar trabalho à população, quando o programa recebe criticas, segundo ouvi, pois se 4ª Feira da Casa Própria de Petrolina é uma realização da Associação de Corretores de Imóveis de Petrolina, com apoio da Caixa Econômica Federal, qual é o papel da superintendência nessa feira. Por que não agiliza a entrega das casas aos contemplados!!!!
É uma vergonha a forma que foi imposta as políticas de habitação desta gestão. Estão tentando ludibriar a população com aquele outdoor no termômetro das construções da casas.Estas gestão ainda não entregou nem as que ficam da gestão passada. Será que em dois anos é pouco tem para concluir “
Eildo Coelho,
Que competência vc tem seu inútil. Vive de baba ovo eu pelo menos sou concursado e não preciso de emprego de quatro anos na prefeitura. Você não tem moral pra defender ninguém, pois você é cargo comissionado. Liga-se você. Não esqueça é só dois anos e pronto. Rua.
Eildo Coelho,
Você é tão besta que não vejo nada de mais segurar bandeira. Todo trabalho é honesto inclusive o seu de puxa saco. Acorda pra vida, seja mais humano, ou seja, seja você mesmo pobrezinho.
tenho só vinte anos de prefeitura, mais alguma coisa?
A sociedade civil organizada, os movimentos sociais devem exigir que a prefeitura ponha para funcionar o Conselho das Cidades ou Conselho Municipal de Habitação para que as ações do programa de habitação sejam feitas com a prticipação da população e com o controle social, pois todos sabem que isso é uma exigência e uma necessiadade. Não entendo porqque em Petrolina isso não funciona. Por que será!!!! A quem interessa manter a população longe das decisões e ações do Programa Minha Vida minha casa!!!