Um caso clínico de má formação fetal foi tratado no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, na última sexta-feira (03), durante procedimento cirúrgico comandado pelo médico pediatra do Imip, Rodrigo Galindo. O caso de Gastrosquise – quando há exposição do estômago e intestino do recém nascido, em decorrência de uma má formação da parede abdominal- foi detectado durante a gestação de uma adolescente de 14 anos, moradora do Núcleo 10 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho.
O parto aconteceu na tarde de sexta-feira e assim que a criança nasceu, foi encaminhada à sala de cirurgia para a imediata correção da deformidade.
De acordo com a direção do HDM, para a realização do procedimento, além da utilização da sala de parto, uma sala de cirurgia foi preparada para receber a criança assim que ela fosse retirada da mãe. Procedimento que foi possível graças à melhoria no aparelhamento cirúrgico do hospital.
A criança se chamará Maria Clara e está internada no berçário do HDM. Lá ela recebe todos os cuidados necessários para a sua recuperação, se alimentando inclusive com o auxílio de uma sonda.


