Petrolina ganhará empresa de tecelagem

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2010 às 16:52

tecelagemUm dos dez maiores consumidores de poliéster do Brasil, a paulista Covolan Jeanswear, escolheu Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para instalar uma nova tecelagem. A São Francisco Têxtil é o terceiro empreendimento que chega ao estado atraído pela PetroquímicaSuape, depois da Unifit, em Timbaúba, e a Neotexil, em Paulista. A unidade pernambucana receberá investimento de R$ 150 milhões em cinco anos, gerando 800 empregos diretos.

A Covolan já atua há sete anos em Petrolina com uma fiação de algodão, contando com 210 empregados. O algodão é adquirido na Bahia. Toda a produção atual, 150 toneladas/mês, é enviada para a tecelegam do grupo que fica em Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo. A expectativa é a de que esse volume suba para 1,5 milhão de toneladas a partir de outubro próximo. A unidade paulista foi fundada em 1966 e conta com 1,2 mil funcionários.

Já a tecelegam pernambucana deverá entrar em operação no fim de 2011 com metade da estrutura existente na fábrica paulista. De acordo com o Diário de Pernambuco, serão duas máquinas de índigo, 120 teares, duas urdideiras e duas sanforizadeiras. As máquinas de índigo estão sendo importadas da Itália, ao custo unitário de cerca de R$ 5 milhões.

Segundo o executivo, a São Francisco Têxtil irá precisar contratar muitos tecelões, tintureiros, químicos e operadores de máquinas de fiação. Para tanto, a empresa espera que o governo do estado consiga viabilizar a criação de cursos em Petrolina, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outras entidades. A formação final será feita dentro da própria fábrica.

Foto ilustrativa

Petrolina ganhará empresa de tecelagem

  1. Terra dos Impossíveis disse:

    Faltou informar que por enquanto foi assinado apenas uma carta de intenções pelo governo do Estado, isso em plena efervecência eleitoral. Depois reclamam de alguém faz críticas. Parafraseando um ditado popular: de cartas de intenções o inferno está cheio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários