Com a aprovação da Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que torna obrigatória e gratuita a realização do exame conhecido como Teste da Orelhinha em todos os hospitais e maternidade, o Brasil deu um passo muito importante para a saúde pública do país. Em Petrolina, o teste já é realizado desde 2006 e está disponível para toda a população. O exame começou a ser oferecido na cidade, quando apenas 2% dos municípios do país faziam o procedimento.
O exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, conhecido popularmente como Teste da Orelhinha, é realizado em Petrolina pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Auditivo, toda sexta-feira, das 8h às 12h. Os recém-nascidos passam por uma avaliação auditiva, com o objetivo de diagnosticar precocemente uma série de doenças, como a perda da audição, sejam elas leves ou mais graves. O Ministério da Saúde estima que no Brasil de cada mil crianças nascidas, de três a cinco possuem deficiência auditiva, e que apenas 13% dos bebês nascidos em hospitais do SUS tenham feito o teste.
A avaliação é indolor e deve ser feita preferencialmente nos primeiros três meses de vida, para que a criança já comece o quanto antes o tratamento, caso seja diagnosticado um inicio de surdez, evitando prejuízos no aprendizado, pois os efeitos podem comprometer a comunicação e a linguagem da criança. Existem alguns fatores que aumentam o risco de surdez infantil, como o histórico de deficiência auditiva na família, infecção intra-uterina e hiperbilirubinemia.
O Centro Auditivo fica na Rua Tobias Barreto, nº 240 – Centro. Mais informações pelo telefone, (87) 3863.3129.


