O prefeito Júlio Lóssio e a secretária de Saúde, Lúcia Giesta, receberam em Petrolina, a visita do médico e consultor do Ministério da Saúde (MS) Leonardo Lemos Dutra, que esteve na cidade para estudar a elaboração de um plano de trabalho para o Hospital de Urgências e Traumas (HUT), com o intuito de melhorar o atendimento e otimizar a utilização dos recursos destinados a unidade hospitalar.
Durante a reunião, o médico recomendado e designado pelo MS para auxiliar no delineamento de condutas a serem implantadas no HUT, pôde conhecer um pouco mais sobre o sistema de saúde de Petrolina. Já na reunião envolvendo a Fundação Estatal Municipal de Saúde (FEMSAUDE), Drº Leonardo foi informado sobre as interpelações que envolvem a Prefeitura de Petrolina, a Fundação, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O consultor do Ministério da Saúde também sugeriu como medida emergencial, a elaboração e execução imediata de um Plano Operativo para o HUT. Esse plano será realizado com o objetivo de direcionar e conduzir as atividades do hospital em relação ao seu corpo clínico, as atividades exercidas, aos serviços oferecidos e a função ensino, em especial das participações gestoras e financeiras da Prefeitura, da SMS e da Univasf.



Plano Operativo, ora. A questão que é conhecida por muita gente no Traumas é que a Secretária agora presta atenção no Hospital, somente depois da UNIVASF correr atrás de corrigir os valores de recebimento de recursos do Ministério da Saúde para cirurgias mais difíceis. Os valores eu não sei, mas basta uma perguntar aos gestores.