Está para ser criada uma empresa para ouvir as demandas dos Estados contemplados com a transposição do Rio São Francisco e administrar a distribuição da água proveniente dela. O governo federal está finalizando a minuta do projeto de lei que vai criar a Águas Integradas do Nordeste S.A. (Agnes).
Nesta quinta-feira (26), o conselho gestor do projeto irá se reunir para apreciar a minuta e acertar os últimos detalhes. Após o encontro, o projeto será encaminhado à Casa Civil, seguindo para o Congresso Nacional. “Não adianta ter um avião de alta tecnologia sem um bom operador”, compara o coordenador do conselho gestor do projeto São Francisco, José Luiz de Souza.
O Congresso precisa aprovar a criação da empresa antes do início da operação do Eixo Leste, previsto para meados do próximo ano. “Estamos correndo para que a operadora esteja pronta o mais rápido possível”, garantiu Souza.
O conselho é formado por oito integrantes. São representantes dos Estados beneficiados com a transposição (Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dos Ministérios da Integração, do Meio Ambiente e de Minas e Energia, além da Casa Civil. (As informações são do Blog do Jamildo)



