Da agricultura familiar para a merenda escolar

por Carlos Britto // 22 de agosto de 2010 às 13:01

Produção+..Os agricultores familiares de Petrolina têm motivos de sobra para comemorar o sucesso da implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. No ano passado, cerca de 100 agricultores comercializaram mais de 300 toneladas de farinha através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além de promover a compra direta do agricultor com distribuição simultânea de alimentos às entidades filantrópicas, creches, assentamentos e acampamentos rurais, através do PAA, os produtores rurais também já estão abastecendo a merenda escolar.

De acordo com o secretário de Política Agrícola, Lucindo João, além de participar do PAA, os agricultores do município já vão colocar em prática também a Lei n.º11.947/09, criada pelo presidente Lula, que estabelece que as redes públicas de ensino adquiram, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Programa Nacional de Alimentação Escolar (FNDE/PNAE), 30% de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Hoje (22), os assentamentos Mandacaru, José Ramos e Mansueto de Lavor vão dar a largada e inaugurar a lei em Petrolina, com a entrega de frutas, legumes e verduras para a merenda escolar.

A parceria entre o governo federal e governo estadual, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sindicato dos trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), prefeitura municipal e Conselho de Desenvolvimento Rural vem abrindo caminhos para incentivar o aumento e diversificação na produção de alimentos no campo com geração de renda para o agricultor familiar e garantir às instituições beneficiadas uma alimentação digna e nutritiva. Somente nos últimos projetos executados pelas comunidades de Carretão, Surubim e Rajada foram investidos quase R$ 120 mil no pequeno produtor. Com a parceria firmada, a merenda escolar ganhou uma característica regional, com a inclusão de carne de bode, galinha, macaxeira, polpa de frutas, rapadura e doces em calda e tabletes. Tudo produzido pelos agricultores do município.

Foto: STR Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários