Cerca de 8 mil famílias de agricultores familiares de Petrolina vão ter acesso a sementes de milho catingueiro e feijão vigna. As variedades desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) têm maior resistência às condições climáticas do semi-árido e a possibilidade de plantar os novos grãos em outras safras. A iniciativa faz parte do Programa de Distribuição de Sementes em Pernambuco, desenvolvido pelo Governo do Estado através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e entidades civis.
Cada família vai receber 20 quilos de sementes para serem plantadas na próxima safra. A agricultora Maria do Socorro da Silva, do povoado de Rajada, é contemplada pelo programa todos os anos. Ela já está preparando a terra para receber as sementes de feijão e milho. “As sementes garantem a produção dos pequenos agricultores da região. A partir de janeiro começamos o plantio e, como as sementes têm qualidade, com pouca chuva vamos ter uma boa colheita” declara satisfeita a agricultora.
No total, serão mais de 2 milhões de quilos de sementes distribuídas em todo o Estado. Só em Petrolina será 80 mil quilos de sementes destinados aos agricultores, o dobro da safra anterior. Os grãos já estão sendo entregues na unidade regional do IPA, no distrito industrial da cidade. As famílias interessadas em participar do programa, devem pertencer a associações ou sindicatos dos trabalhadores rurais, e procurar os presidentes das associações de suas comunidades com documentação pessoal.
OLHE CARLOS BRITO!!!
muitas promessas de entregas de sementes são pura mentira, a entrega ñ é como está sendo comentada pelas rádios ou reuniões, muitas associações irão ficar sem sementes, e muitos agricultores tambem, semente tem a distribuição é q está errada!!!!! muitos presidentes levam sementes demais e ñ distribuiem pra seus associados, vendem ou dão pra seus animais….. quanto a distribuição é prioridade das associações puxa sacos do superitendente do ipa…..
Olha Carlos a discursão da distribuição das semente foram feitas na reunião do conselho com presença dos representantes das associaçôes e aprovada por todos presentes. Essa pessoa que esta falando isso não sabe o que esta falando.