6º Vale Curtas movimentará apaixonados por cinema na região até o dia 12 de janeiro

0

Até o próximo sábado Petrolina vive a 6ª edição do Vale Curtas, que foi aberta na noite de ontem no complexo turístico Porta do Rio, na orla fluvial. Além da exibição dos curtas premiados (Mostras Competitivas Nacional e regional), três oficinas gratuitas de cinema, mesa redonda com os realizadores locais e com profissionais da área e mostras paralelas de curtas premiados nas últimas edições darão o tom do evento.

Sob a lona de um circo armado na orla e com entrada franca, o 6º Vale Curtas abre o calendário nacional de festivais de cinema. Este ano recebeu 175 filmes e vai premiar os primeiros colocados com R$ 15 mil em espécie. Reconhecido como um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos do interior do Nordeste, o Vale Curtas já se consolidou no calendário brasileiro de cinema devido à grande participação de cineastas de todo o país, inclusive diretores de filmes premiados em Cannes (França), a exemplo de Saliva (Esmir Filho) e Longitude (João Paulo Azevedo).

De acordo com o coordenador, Chico Egídio, o festival atingiu números expressivos de inscritos e de público na última edição, superando todas as expectativas da organização e comprovando a natural aptidão da região para o cinema. “O objetivo é fomentar uma discussão sobre o fazer cinematográfico, onde a troca de experiências e aquisição de novas informações sobre o tema possibilita o crescimento cultural e a ampliação do senso estético e crítico dos produtores e público”, concluiu Chico Egídio.

Outras cidades

A 6º edição do Vale Curtas também será levada para as cidades de Orocó e Dormentes, em Pernambuco, e Juazeiro da Bahia. Por trás da iniciativa estão a Associação Raízes, através da coordenação para o audiovisual, e Associação Cia. Biruta, que contam com o apoio da Prefeitura de Petrolina e do Sesc, além do incentivo do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco e da produção executiva da Alegria Alegria Produções. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome