69ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados conta com presença do IPA

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2010 às 19:07

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) apresentará, entre os dias 07 e 14 de novembro, no estande institucional da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), durante a realização da 69ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, montada no Parque de Exposições Professor Antônio Coelho, no Cordeiro, no Recife-PE, o que há de mais avançado em tecnologia nos segmentos de pesquisa, infraestrutura hídrica e assistência técnica e extensão rural no estado.

O destaque este ano ficará por conta da demonstração do funcionamento de uma máquina debulhadora de feijão verde automática, desenvolvida, por meio de um sistema de Parceria Público-Privada (PPP), capaz de beneficiar 240 quilos de vagem por hora, o que corresponde ao trabalho de 2,5 agricultoras durante um dia inteiro de trabalho.

O equipamento, com 400 quilos de estrutura metálica e consumo de apenas dois watts de energia elétrica por hora, possui dois motores de seis cavalos de força e irá ajudar principalmente os pequenos produtores, reunidos em associações e cooperativas. Com isso será possível liberar mão de obra para a lida no campo, elevando a produtividade.

O IPA colocará também em exposição, dentre suas inúmeras ações de sucesso, o Programa Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS) – já uma tradição em anos anteriores –, o sistema de captação de água em poços profundos, variedades de palmas forrageiras resistentes à cochonilha do carmim, a exemplo da orelha de elefante mexicana, IPA Sertânia e palma miúda ou doce e produtos e serviços laboratoriais de última geração.

Ao lado do estande ocorrerá, pelo segundo ano consecutivo, mostra e comercialização de produtos beneficiados e artesanais produzidos por agricultores de base familiar assistidos pelos técnicos do instituto. Este ano, a feirinha contará com trinta agricultoras e agricultores assistidos em vários municípios do Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão. (Foto: Ascom IPA/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários