Promotora diz que HDM não poderá fechar as portas

por Carlos Britto // 12 de abril de 2010 às 15:46

A promotora de Justiça do Estado, Dra. Ana Rúbia Torres Carvalho informou ao Blog que, através de ação conjunta com o procurador federal Dr. João Paulo, interpôs uma ação na justiça federal sobre os recentes problemas do hospital Dom Malan (HDM) que causam uma queda de braço entre o município e o estado.

O prefeito Júlio Lóssio informa que no dia 18 o município vai sair do hospital e na manhã do dia 19, se o governo do estado não assumir, o hospital estará fechado.

A promotora informou que a prefeitura não poderá sair do hospital sob pena do prefeito ser responsabilizado criminalmente. Caso o Estado de Pernambuco não aceite a data estabelecida, a Prefeitura de Petrolina terá que gerir o HDM até decisão final da justiça.

A promotora Ana Rúbia, mais uma vez, informou que o Ministério Público faz a sua parte em denunciar, tentar ajustes e redirecionar, mas somente a justiça tem o poder de decidir:

“Continuamos trabalhando para garantir que a comunidade possa ter um atendimento de qualidade, afinal pagamos saúde de Suécia e recebemos tratamento de Nigéria”, finalizou.

Promotora diz que HDM não poderá fechar as portas

  1. O OBSERVADOR disse:

    PARABENS PARA DRª ANA RUBIA.
    NÓS PRECISAMOS DE PESSOAS EFICIENTES COMO A SENHORA PARA NOS AJUDAR.
    NÃO SEI O QUE SERIA DOS PETROLINENSES SEM A SENHORA.

  2. Rodolfo Carvalho disse:

    HUMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!
    DEIXE O DOUTOR TRABALHAR!
    AGORA SAIA…AGORA FECHE!!!! HEHEHE!!!!!!!

  3. Esse não é o procedimento correto! disse:

    Realmente não é assim que deve ser o procedimento. O prefeito não pode simplesmente jogar a batata quente pro lado, como se nunca tivesse tido a responsabilidade. A questão é que a Prefeitura pediu a municipalização (n importa quem era o Prefeito, pois foi um ato institucional), agora não pode simplesmente dizer q não quer mais e pronto. Tem que haver a transferência para o Estado sim, concordo! Mas com responsabilidade, pois estamos lidando com vidas, interesses políticos não podem ser considerados nestes assuntos.

  4. saúde disse:

    OLHA ESSE PREFEITO DA SAÚDE TA COMPLICANDO NOSSO MUNICIPIO. ´´BOM AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR´´ CADER OS ELEITORES DE JULIO VCS NÃO VÃO FALAR… CADER VCS PARA COBRAR SEUS VOTOS!!! CADER!!! DEIXA O DOLTOR TRABALHAR!!!
    SEI NÃO, DEIXA O DOLTOR ATRAPALHAR.
    FICO PREOCULPADO COM A OMISSÃO DO POVO PETROLINENSE.
    PARECE QUE NÃO TÁ NEM AI!!!
    VIVA VIVA VIVA…..QUEREMOS MAIS SAÚDE EDUÇÃO IMPREGO TRANSPORTE DE QUALIDADE!!! MEU DEUS COMO ISSO É FACIL NA CAMPANHA ELEITORAL!!! PRECISAMOS QUE O PREFEITO DOUTOR QUE SE DIZ SER DA SAÚDE DER UM JEITO NA SAÚDE DE PETROLINA!! AMEM!! E AMEM!!

  5. Mario Silva disse:

    Que vergonha. As responsabilidades do município estão sendo “jogadas” para o estado. É necessário o Ministério Público ameaçar o doutor da saúde de prisão para que ele não feche o HDM. Aonde vai parar tudo isso. Um médico dizendo que vai fechar um hospital do porte do HDM. Ele tá pensando que é o que? Demônio, Hitler, cordeiro em pele de lobo. A doutora Ana Rúbia está de parabéns em desempenhar com alto grau sua tarefa de fiscalizar e obrigar os mentirosos a se retratarem. E os representantes do povo?Existem????

  6. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    SÓ TÁ NO COMERÇO DA FALENCIA DO ESTADO, SAUDE, UMA PIADA NACIONAL, NUNCA TEVE.

  7. IMPEACHMENT JÁ! disse:

    CARLOS BRITTO!

    FAÇA UMA ENQUETE URGENTE SOBRE QUEM ACHA QUE O PREFEITO LOSSIO DEVE SAIR! IMPEACHMENT JÁ!
    PETROLINA JÁ ESTÁ PASSANDO DA HORA!

  8. pingo lingo disse:

    Até que em fim alguem apareceu da Justiça pra o Dr. entender que não se administra como um DITADOR.

    Dr. não era o sr. que vivia pedindo para deixarem vossa excelencia trabalhar?

    Cadê o seu gabinete dentro do HDM? O sr. não disse que dar expediente lá dentro.

    O Sr. conseguiu fazer o inesperado. Jogar a classe médica contra a sua administração.

    Dr. quero ver se o sr. vai fechar o HDM no dia 18 como fez Guilherme…

    Fecha Dr…….

  9. Pedro disse:

    Era só o que faltava,pariu Mateus balance o governador só recebe por HDM se quiser a gestão de saúde em petrolina e plena cabe ao municipio sua gestão .Fecha ossio o HDM quanto a promotora agora ela quer ser a mãe da criança o CREMEPE que gritou pra ser ouvido

  10. Maria Auxiliadora Campos disse:

    Parabéns, Dra Ana Rúbia, não é possível, deixar nossa comunidade sem assistência.

  11. A BODEGA disse:

    Eu conheço um cidadão que administra um pequeno comércio ali próximo ao grandioso MONUMENTO À BESTEIRA. Ele, o comerciante, tem um senso de responsabilidade e de respeito aos seus clientes que não pode ser comparados nem de longe com o do DOUTOR.
    A mercearia funciona de domingo a domingo até à noite. Ele atende aos seus clientes mais assíduos e também aos eventuais da maneira mais cordial possível. Além disso tem plena consciência do que é administrar um negócio que, apesar de pequeno, tem a sua finalidade socio-econômica e segue regras ditadas pelos costumes populares e pelas próprias exigências da comunidade local.
    Em contraposição, o PREFEITO, DOTÔ FORMADO, não sabe que as suas ações não podem ser aleatórias, aos seus CAPRICHOS. FECHAR, ENTREGAR, LARGAR, IGNORAR. Esses são verbos de difícil conjugação na linguagem da administração pública. ERRAR, APRENDER, RECONHECER, SUCUMBIR, ABDICAR e CAIR, esses sim são termos verbalizáveis e que podem vir a se tornar realidade. DOTÔ, caia fora. Não dá mais. Reconheça. Petrolina não é BODEGA.

  12. SOBREVIVENDO disse:

    UFA!!!até que enfim, a justiça tarda mas não falha. Parabéns Dra. Ana Rúbia. Agora, vamos ver se os vereadores também se mexem, né? E o povo??? Vamos, gente! Vamos dar o troco a quem nos enganou na eleição de 2008. Acorda, povo de Petrolina!

  13. GAROTA SAPECA disse:

    Caros petrolineses, vcs elegeram o prefeito com 63% nos votos deveriam agir e exigi as promesas de campanha, ele dise que iria construir 15 policlinicas e seria o prefeito da saúde, KD. Em primeiro lugar fechou a única policlinica que tinha e nem quis saber a opinião da população, fez um convenio para os pobre ser atendidos em hospital particulares COMO se ele está fechando os públicos É UMA PIADA. Em segundo entregou o HUT para a univasf , dissendo ele não ter mas responsabilidade com o hospital. Em terceiro fechou o PAS do josé e maria com uma desculpa que seria para reforma( UM LUGAR QUE ATENDIA NO MINIMO 250 PESSOA DIA ) agora esses pacientes só DEUS sabe onde estão sendo atendidos.E agora que fechar o HDM de todo jeito. Agora eu mim pergunto KD a responsabilidade do GESTOR DE PETROLINA COM A SUA GENTE, principalmente com os 63% dos eleitores que votaram dele. Acorda pra JESUS petrolina esse homem não sabe o que quer e nem o que fala, está levando a saúde para o fundo do poço.

  14. Pe, Antonio disse:

    Dra. Ana rúbia esta corretissima. O poder executivo municipal deve assumir toda responsabilidade pelo funcionamento do HDM até a conclusão do acordo, pois ele foi municipalizado e o município só deixa de assumir quando o acordo foi concluido,

  15. Doido Assim... disse:

    O mais simples dos petrolinenses entende que não pode ser assim.
    O governo do Estado não ajuda mais o HDM, porque em sua planilha de custeio não consta esta unidade, e perante o ministério da saúde os recursos vêem diretamente para o município. Uma mudança deste tipo passa, forçosamente, por todo um processo de avaliação e fechamento de contas com a consequente redestinação de recursos para o Estado e dentro da visão de necessidade identificada pelo novo gestor, o Estado.
    Por esta e outras é que o município está nesta de horror. Como pode um administrador com esta cabeça ôca conduzir os destinos de um município como Petrolina.
    Não dar pra suportar, este maluco não tem condições mentais de continuar como prefeito. A Câmara não consegue uma atitude forte ao nível deste problema?
    Este prefeito, Doido Assim, tem que sair para o bem de todos e felicidade geral dos Petrolinenses.

  16. José Florencio disse:

    É do conhecimento de todos que a saúde pública no Brasil funciona precariamente. A questão é complexa e estrutural. Sem uma reforma ampla de parte do governo federal não se chegará a bom termo. Esse lenga lenga vai continuar e a imposição de sofrimento aos mais carentes também.
    Antes o HDM era estadual e funcionava mal, como de resto a saúde em todo o País. Lembro que foi uma luta árdua para municipalizar o hospital. O raciocínio era de que sob a administração do Município poderia funcionar melhor, já que com a descentralização dos serviços, as autoridades ficariam mais próximas para serem cobradas.
    Agora o Município vai devolver a administração do hospital ao Estado.
    Bem sei que a insuficiência de recursos é gritante, mas essa atitude deixa transparecer a falta de luta e de garra com a coisa pública e de compromisso com os mais necessitados.
    Se já é difícil reclamar e ser ouvido pelas autoridades locais, imagine essas autoridades bem longe, em Recife.

  17. Deuza Nery disse:

    èno começo de sua administração para melhorar a situação do HDM, tirou o IMIP,e até hj nòs os Funcionarios estamos sem receber salarios e recissão, os fornecedores tb,estamos num meio de uma queda de braçõs IMIPXPREFEITURA, e claro nada acontece,espero que Dra.Ana Rubia que tambem esta numa mesma situação MUNICIPIO X ESTADOtenha bom exito,até mesmo por Ela Ser Uma Promotora. porque isto implica na população que precisa de atendimento medico,na população que presta serviço ao HDM etc.Só posso lamentar “em quem eu fui votar””.

  18. Cidadão Petrolinense disse:

    Brasil, um país de quem?

  19. Tá na hora de mudar disse:

    Chega de empurra empurra!
    Dr. Julio Lossio está na hora de botar a mão na conciencia e repassar essa prefeitura para quem entenda de administração, por que pelo o visto esse prefeito não entednde nem de óptica.
    Por que isso é uma questão de visão, será que não ver que o HDM, fechando prejudicará a população carente de Petrolina?

    Vamos trocar tambem o Prefeito e não apenas os Secretário.
    Mais quem pode ocupar esse lugar?

  20. Maria disse:

    Garota Sapeca,
    A responsabilidade desse descalabro é única dos 63% da população que colocou Dr. Júlio como prefeito. Não me venham dizer que ninguém sabia que ele era incompetente, todo mundo sabia sim. O povo tem que assumir as responsabilidades e as consequencias dos atos, aprender a analisar e a se comportar como verdadeiros cidadãos, éticos e morais.
    Agora, cabe a esse mesmo povo a exigir a saída desse prefeito, errar é humano, mas insistir no erro como se nada tivesse acontecendo é burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários