4ª Comed de Juazeiro aborda políticas públicas para educação

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2021 às 09:05

Foto: Samuel Laudilio/PMJ divulgação

Realizada no dia de ontem (15) em Juazeiro (BA) pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a 4ª Conferência Municipal de Educação (Comed) abordou este ano o tema ‘Planos Decenais: inclusão, equidade, qualidade, valorização e gestão democrática’. O evento aconteceu de forma híbrida –  no auditório do Rapport Hotel, com transmissão ao vivo através do canal Seduc Juazeiro-BA no YouTube.

Em grupos, de acordo com os eixos temáticos da Comed, foram discutidos diversos pontos, como questões relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE), políticas setoriais e direito à educação, valorização dos profissionais do segmento e gestão democrática, e financiamento da educação. Também foi votado e aprovado o Regimento Interno da Comed, além de terem sido eleitos pelos presentes os 10 delegados e seus respectivos suplentes, que representarão o município de Juazeiro na Conferência Estadual de Educação (Coeed), conforme percentual de habitantes do município. Todo o conteúdo teve tradução em Libras.

Como bem coloca Paulo Freire, a educação não muda o mundo, ela muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Nesse momento, estamos aqui enquanto pessoas, cada um representando seus respectivos segmentos, realizando as mudanças necessárias nesse plano de educação, que vai conduzir as políticas educacionais em nosso município“, destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

O evento contou com a palestra magna do professor e assessor de gabinete da Secretaria de Educação da Bahia, Nildon Pitombo, que falou sobre a temática da 4ª Comed. Entre os pontos destacados pelo palestrante, foram abordadas questões relacionadas aos níveis de inclusão, considerando diversos aspectos sociais; o impacto positivo da adoção de políticas públicas inclusivas, que contribuem para a equidade na educação; e a valorização da escola pública.

Discutir esses itens é sempre importante para uma sociedade, inclusive, a juazeirense, através da 4ª Comed. É mais do que oportuno fazer essas conversas e essas conjunções”, destacou o palestrante.

Representatividade

A 4ª Comed contou com a participação secretária municipal de Educação e Juventude, Normeide Almeida; da coordenadora da 4ª Comed, coordenadora da Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação (ETMA) do PME e representante do Fórum Municipal de Educação (FME), Alexandrina Araújo; da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Hilzemira Mendes; do vereador Aníbal Araújo, representando a Câmara Municipal; do pró-reitor de Ensino da Universidade Federal do  Vale do São Francisco (Univasf), Adelson Dias; do representante das escolas privadas de Juazeiro, Jorge Thiago Leal; do presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antonio Marcos Santos; do presidente da APLB Sindicato, Gilmar Néry; do representante do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), Cauã Barros; e da presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS Fundeb), Edinalva Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *