A 3ª edição da Travessia das Sereias que será realizada no dia 13 de julho, em Juazeiro, reunindo mulheres apaixonadas por natação em águas abertas nas margens do Rio São Francisco. O evento, que já se consolidou como um momento de celebração do esporte, da resistência e da conexão com o Velho Chico, este ano presta homenagem a uma figura simbólica da cidade: a nadadora Lorena de Araújo Melo, conhecida carinhosamente como a “Mulher do Rio”.
Com quase quatro décadas de mergulhos diários no São Francisco, Lorena representa a essência da travessia: constância, coragem e amor pelo rio. Engenheira agrônoma, ela chegou a Juazeiro em 1984 para atuar na Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), desenvolvendo projetos voltados à agricultura familiar. Desde então, se envolveu nas lutas sociais, nos movimentos culturais e na vida comunitária da cidade.
Mas foi no rio que encontrou sua verdadeira casa. “A minha vida está ligada ao Rio São Francisco, à sua cultura, às suas águas. Conheci o seu gosto doce, sua cor, ora azul, ora barrenta… e nela fui me banhando todos os dias e nunca mais vou secar”, compartilha Lorena, em um dos muitos trechos poéticos de sua trajetória.
Frequentadora assídua da Ilha do Fogo, seus mergulhos diários a tornaram uma referência no cais, sendo reconhecida como símbolo de respeito e conexão com o rio. Além disso, sua presença constante ajudou a transformar a imagem da Ilha em um espaço de convivência saudável e de valorização ambiental.
“Lorena representa o espírito do evento: coragem, constância, amor ao rio e à cidade. Ela é inspiração pura”, destaca a idealizadora da Travessia das Sereias, Alice Rocha.
Mais do que uma competição, a travessia é um encontro de mulheres que reconhecem no São Francisco não só um espaço de prática esportiva, mas um território de pertencimento e memória, exatamente como Lorena vive, diariamente, há 40 anos.