24ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido reunirá juventude nordestina em Juazeiro

0

Anualmente o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) realiza a Escola de Formação para Convivência com o Semiárido, que contribui na formação de agricultores, estudantes, agentes de campo, militantes que atuam no Semiárido brasileiro, com o objetivo de formar multiplicadores da proposta de Convivência com o Semiárido. Este ano, na sua 24ª edição, a Escola vai acontecer entre os dias 4 e 15 de julho e terá como público-alvo a juventude oriunda dos Estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Piauí e Paraíba.

Com o tema “Semiárido Vivo, nenhum direito a menos!”, que faz menção as ameaças e retrocessos dos direitos conquistados pelo povo da região, seja no campo ou na cidade, os jovens vão refletir e debater desafios, perspectivas e políticas públicas, considerando a atual conjuntura política, econômica e social do país.

A partir de uma programação que começa diariamente às 6h, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro, os jovens vão participar de atividades teóricas e práticas, ministradas pela equipe do IRPAA, que contemplam temáticas ligadas aos Eixos de atuação da instituição: Terra, Clima e Água, Produção, Educação e Comunicação. Visitas de campo também constam na programação, que inclui ainda uma noite cultural, místicas e diversos momentos de troca de experiencias entre os jovens.

Programação

Dentro da programação, este ano a novidade é o debate acerca do saneamento básico, incluindo a discussão voltada para as particularidades do meio rural. Este tema será abordado tanto de forma teórica quando a partir da visita a um experimento de reaproveitamento de água oriunda de esgoto, uma tecnologia chamada BET (Bacia de Evapotranspiração) que vem sendo testada no Centro de Formação. No final da Escola, os jovens são convidados a firmar o compromisso de levar todo o debate realizado para suas comunidades, estimulando o engajamento na luta pela consolidação da proposta de convivência com o semiárido. (fonte/foto: IRPAA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome