2º Cine Sertão reuniu convidados especiais no Recife

por Carlos Britto // 15 de março de 2009 às 20:00

O lançamento do 2º Cine Sertão no Recife reuniu artistas, jornalistas, professores, universitários, autoridades do Governo do Estado e ganhou repercussão em toda imprensa. O evento aconteceu no dia 9 de março, no tradicional Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, onde foi exibida a nova safra de filmes da pioneira iniciativa audiovisual estudantil. A mostra também pontuou o início das comemorações dos 10 anos de carreira do cineasta Wildes Sampaio, diretor e idealizador do Cine Sertão.

O Deputado Airinho de Sá Carvalho, em pronunciamento na Assembléia Legislativa, afirmou a aprovação de uma emenda de apoio ao projeto, que altera recursos da Lei do Orçamento Anual do Estado para consolidar o Cine Sertão junto às ações do Funcultura. O crítico de cinema, Luís Joaquim, coordenador do Cinema da Fundação iniciou a sessão convidando Wildes Sampaio, que falou sobre o projeto e convidou o advogado do Instituto Chico Torres, Arthur Jordão para agradecer pessoalmente a parceria. Em seguida, apresentou Sanielly Souza e Francilaide Angelim, vencedoras do Concurso de Redação do Cine Sertão, que viajaram 518 Km de Salgueiro, interior do estado, especialmente para acompanhar a mostra no Recife e ver as histórias que escreveram na tela do cinema.

A mostra exibiu os curtas A herança do vaqueiro apaixonado, de Janilson Nascimento (3ª série), Ana Maria, de Karolaynne Ferreira (5ª série), Meu sertão, meu lugar, de Mayara Galvão (7ª série), Orgulho, de Sanielly Souza, (3º ano do ensino médio) e Seu João, de Francilaide Angelim (universitária) todos filmados em bitola digital, em locações de Pernambuco, Bahia e Ceará. Em seguida foi apresentado um Documentário sobre os 10 anos da WSP Brasil e por último, foi exibido o curta O Jumento do Lua Estrela, indicado ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil no primeiro ano do projeto.

A WSP Brasil e o Instituto Chico Torres realizaram o evento em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco / Ministério da Educação, patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco / Funcultura / Fundarpe / Prefeitura do Salgueiro e apoio da TV Grande Rio. Os cinco filmes serão exibidos no Programa Curta Pernambuco, produzido pela afiliada da TV Brasil. As gravações dos programas iniciam a partir da próxima quarta, 18/03 nos estúdios da TVU, no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *