1º Festival de Danças Negras de colégio da rede estadual é realizado com sucesso em Juazeiro

0
(Foot: Ascom PMJ/Divulgação)

Foi realizado na última segunda-feira (10), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), o 1° Festival de Danças Negras. O evento, que faz parte do programa Caldeirão Cultural do Colégio Estadual Cecílio Mattos, foi realizado através do programa Usina Cultural, da Prefeitura Municipal.

A apresentação aconteceu para um teatro lotado. De acordo com o professor e agente cultural Antônio Carvalho, o evento é necessário para discutir as questões raciais e pensar também o fomento da dança em Juazeiro. “É preciso haver a problematização desses corpos dançantes, que são na maioria corpos negros, já que mais de 70% da população juazeirense se autodeclara negra. O Edital Usina Cultural é extremamente necessário para o fomento da produção cultural da nossa cidade. Esperamos que o prefeito Paulo Bomfim mantenha o Usina no próximo ano, pois é necessário para potencializar a ação de produtores e artistas locais”, afirmou.

O gerente de cultura do município, Ramon Ranieri, estava na platéia e parabenizou a produção do evento. “O Usina Cultural não financia as produções culturais, mas é um incentivo de fomento. E a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, se orgulha de apoiar projetos como esse é parabeniza a todos os envolvidos”.

Com investimento de R$ 100 mil, o Usina Cultural teve 22 projetos selecionados nos segmentos de teatro, dança, literatura, audiovisual/artes visuais, manifestações populares e circo. Desses, 11 já foram finalizados, cinco estão em execução e seis projetos ainda serão executados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome