1ª Missa do Vaqueiro de Carnaíba do Sertão emociona comunidade

0

_DSC4087Fé e muitas bênçãos marcaram a 1ª Missa do Vaqueiro de Carnaíba do Sertão, realizada no último sábado (31) no parque Francisco José. Cerca de 100 vaqueiros entre encourados e amadores de Carnaíba e região, fizeram suas orações, guiados pelas palavras do Padre José da paróquia da comunidade.

Organizada por Mundinho e Amigos, o evento religioso contou com o apoio da Associação de Desenvolvimento Cultural de Corrida de Argolinhas e Vaquejada do Norte Baiano (ACCAV) e teve como objetivo preservar a cultura sertaneja e manter viva a garra e o trabalho árduo dos primeiros ocupantes do sertão.

Durante o ato litúrgico, o público se emocionou com a apresentação de alguns nomes do aboio da região, a exemplo de Mundinho do distrito Carnaíba, Zezinho da cidade de Curaçá e Fernando do município de Petrolina. Na ocasião houve um momento das oferendas, quando homens conduziram objetos que compõem as vestes dos vaqueiros.

De acordo com o presidente da ACAAV, Adilson Souza, o distrito de Carnaíba do Sertão tem atualmente uma grande representação de vaqueiros, que participam constantemente de eventos religiosos em Juazeiro e em outras cidades. “Por conta disso, percebemos que Carnaíba merecia um evento desses, até porque são vaqueiros companheiros e amigos que não tinham uma missa. A nossa intenção como Associação foi contribuir para a realização da primeira missa e nos próximos anos à comunidade passa a organizar”, destacou Adilson.

A ACAAV prestou uma homenagem póstuma ao vaqueiro da comunidade, Francisco José de Macêdo. Na ocasião, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), que prestigiou o evento, fez a entrega de um quadro com a foto de Francisco à família do homenageado que prestou relevante contribuição à cultura vaqueira.

Além da missa, a programação contou uma cavalgada que saiu de Juazeiro em direção a Carnaíba. As atrações musicais ficaram por conta do sanfoneiro Zezão do Acordeon e da Banda Peleja Mais Não Vai. (Com informações da ascom PMJ)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome