1ª Antologia Literária das Mulheres do Vale será lançada neste domingo na FliJuá

0
Foto: divulgação

O derradeiro dia da 1ª edição da Festa Literária de Juazeiro (BA) – a FliJuá – contará neste domingo (25) com o lançamento da 1ª Antologia Literária das Mulheres do Vale do São Francisco. A obra reúne contos, crônicas e poemas de 30 autoras sanfranciscanas.

Identidade e pertencimento, desabafos, impressões do dia a dia, escritas subjetivas ou que vão direto ao assunto permeiam as 100 páginas do livro, que poderá ser adquirido pelo público no Sebo nas Canelas, em Juazeiro, além do Café de Bule, em Petrolina (PE), e através do Instagram @antologialiterariadasmulheres. Previsto para às 15h, o lançamento contará com a participação das autoras dos textos e das mulheres envolvidas na produção do livro, como a organizadora Naiara Soares, a designer da capa Amanda de Oliveira e a revisora Auricélia Pires.

Quem são as mulheres que escrevem aqui no Vale do São Francisco?”. Essa foi a pergunta que suscitou a ideia da Antologia, conforme lembra a organizadora, jornalista Naiara Soares. Ela observou que a maior parte das publicações de obras regionais é protagonizada por homens, mas ficou surpresa com a quantidade de textos que foi enviada a partir do lançamento do edital. “Recebemos 66 trabalhos e identificamos que tinham muitos textos bons, buscamos uma forma de contemplar mais autoras e assim ampliamos o número“, relata.

A juazeirense Ana Júlia Lima, de 20 anos, é uma das autoras. “Nessa Antologia eu contribuo com dois textos, apresentando duas vozes femininas diferentes: uma que anseia por voz, ao tentar descobrir quem é, e a outra que reivindica o direito por essa voz, ambas com a mesma sede de libertação“, explica a jovem escritora, que é estudante de Letras. Ana Júlia e as demais autoras serão conhecidas pelo público durante o lançamento virtual.

Apoio

A antologia foi publicada pela editora CLAE. A obra é um prêmio do edital Usinas Culturais 2020 da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), viabilizada pela Lei Aldir Blanc. Mais detalhes sobre a obra podem ser conferidos no serviço disponibilizado no link. A 1ª FliJuá pode ser acompanhada pelo YouTube ou Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

dezenove + dez =