19ª edição do Forró do Vaqueiro na Terra da Barragem supera expectativas

por Carlos Britto // 05 de setembro de 2023 às 22:00

Foto: Ascom PMS/divulgação

Numa mistura de tradição, cultura e fé, centenas de vaqueiros se despediram da 19ª edição do Forró do Vaqueiro, no último domingo (3), em Sobradinho, norte da Bahia. Pela manhã, os protagonistas do evento se concentraram no estacionamento do Bairro Santana para o café da manhã. com a participação de aboiadores da cidade e da região, o clima foi de confraternização e homenagens aos heróis sertanejos.

De energias recarregadas, os vaqueiros saíram em uma grande cavalgada pelas principais ruas da cidade, demonstrando força e resistência. Um espetáculo de cultura popular aplaudido por quem acompanhou o cortejo até a Igreja São Joaquim, onde foi celebrada a tradicional missa pelo Padre Íbis Cassius.

Milhares de pessoas se juntaram aos vaqueiros para participar da celebração, em que os personagens da festa agradecem pelas bençãos recebidas e fazem seus pedidos de proteção e graças. “Todos os anos participo desta cavalgada, sempre trago a minha família para me acompanhar nesta festa tão bonita. Estou muito feliz em fazer parte de algo tão importante para a nossa cultura. Foi mesmo a melhor que já participei. Em nome dos vaqueiros da nossa região, agradeço ao prefeito Cleivynho Sampaio pela homenagem tão bem organizada e pelo respeito que tem nos dado“, disse o vaqueiro Hélio da Costa Santos.

Dona Edileuza das Neves fez questão de acompanhar a missa e expressar seu respeito aos vaqueiros sertanejos. “Agradeço primeiramente a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por poder celebrar este momento de devoção. Também agradeço ao prefeito Cleivynho Sampaio e toda a sua equipe por manterem viva esta festividade. Sempre me emociono com estas homenagens, com esta celebração tão bonita, pois isso nos traz um sentimento muito forte em valorizar as nossas raízes e a nossa fé. Que Deus ajude que esta tradição cresça cada vez mais”, declarou.

Após a missa, os vaqueiros saíram visitando as estações, onde foram recebidos calorosamente e chegaram até a sede do CRAS, antigo CEBEC, onde foi servido um grande churrasco – também regado a muita animação. Em um ambiente organizado, climatizado e ornamentado, os homenageados curtiram ainda o Forró da Espora, um aquecimento para a última noite de festa. O forró e arrasta-pé ficaram por conta de Leandro do Gado e Sérgio do Forró.

Pátio de eventos

No pátio de eventos, mais shows na noite de encerramento. O vaqueiro André Mendes subiu ao palco, dando início à programação da última noite. Em seguida, vieram os cantores sobradinhenses Junior Cunha e Jones Mesquita.

A madrugada de forró continuou com mais uma sequência de dois grandes shows da cantora Taty Girl, seguida pela banda Gatinha Manhosa, atração que fechou os festejos desta edição, já considerada a maior de todos os tempos. Alegria também para os barraqueiros e empreendedores, que investiram na festa e comemoraram os lucros.

Esse foi meu quarto ano colocando barraca no Forró do Vaqueiro. Este ano de 2023 a organização da festa está de parabéns. Desde a qualidade das atrações até a divulgação. Tudo melhorou muito e isso atraiu mais público, o que beneficiou a gente, que aproveitou a festa para trabalhar e ganhar o nosso”, afirmou a empreendedora Mirele Souza.

Tranquilidade

Graças ao esquema montado pela Prefeitura de Sobradinho, em conjunto com as forças de segurança, entre elas Polícias Militar e Civil, Bombeiros Militares, Civis e Guarda Municipal, os três dias de festa transcorreram em clima de paz, sem nenhuma ocorrência grave.

Festa boa é aquela que oferece segurança e tranquilidade ao público, além de organização e animação. A edição 2023 do Forró do Vaqueiro superou todas as expectativas e reuniu tudo isso: segurança, público recorde e shows incríveis. Só tenho recebido elogios por onde passo. Todo o município ganhou. Geramos alegria, cultura, renda, oportunidades e elevamos o nome de nossa Sobradinho. Agradeço aos barraqueiros, vendedores ambulantes, pessoal de som e iluminação, músicos, equipe da comunicação, forças de segurança, policiais, bombeiros. Agradeço aos vaqueiros do município e aos que vieram de longe prestigiar nossa festa. Agradeço, em especial, ao povo de Sobradinho que soube receber os visitantes com todo calor humano e fez desse o maior Forró dos Vaqueiros de todos os tempos”, declarou Cleivynho Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A situação não é fácil, porém não acho que devemos condenar o rapaz com tanta violência. Quem nunca errou que…