Petrolina vai realizar Campanha contra Câncer de Boca

por Carlos Britto // 10 de maio de 2009 às 16:20

coordenadora-bucal-petPetrolina começa a se preparar para a Campanha de Detecção Precoce do Câncer de Boca, que acontecerá de 1º a 05 de junho em todas as unidades odontológicas do município.

A primeira ação nesse sentido foi dada na última quinta-feira (07) com a capacitação para os cirurgiões dentistas e seus auxiliares da rede municipal, trabalho realizado em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

De acordo com a coordenadora da saúde bucal em Petrolina, Lúcia Giesta Soares, o câncer de boca representa a nona incidência de casos no país.

Quando o diagnóstico é realizado já em fase avançada da doença, o prognóstico é doloroso, mutilante e caro. E o pior: de caráter apenas paliativo.

Lúcia argumenta que a prevenção do câncer de boca adquire grande relevância em saúde pública, principalmente se for considerado que a abordagem preventiva é perfeitamente compatível com a natureza da doença.

“A boca favorece o fácil acesso visual e, além disso, é possível esclarecer a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco fortemente associados ao desenvolvimento do câncer”, explica a coordenadora.

Os fatores de risco que contribuem para o câncer de boca são o fumo, a ingestão crônica de bebidas alcoólicas e exposição prolonga aos raios solares.

Com informações e fotos da Ascom/PMP

Foto: Lúcia Giesta (coordenadora/saúde bucal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários