Projeto recaatingamento realiza plantio de mudas nativas em Curral Novo

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2011 às 13:34

Nesta quarta-feira (12), através de mutirão, será feito plantio de espécies nativas da caatinga na comunidade de Curral Novo, distrito de Massaroca, em Juazeiro. A atividade faz parte de uma das etapas do Projeto Recaatingamento que é desenvolvido pelo Irpaa, com o patrocínio da Petrobras, em comunidades rurais de sete municípios que integram o Território Sertão do São Francisco – Bahia.

Mudas de umbuzeiro, pau ferro, aroeira, juazeiro, umburuçu, anjico, umburana de cheiro e de cambão, além de cactus e bromélias, serão plantadas em uma área na comunidade cercada para este fim. As mudas foram produzidas em um viveiro construído na comunidade no mês de julho de 2010 e serão distribuídas em 20 hectares, no total de uma área de 180 hectares. O restante da área será recaatingada naturalmente, através da ação dos pássaros, do vento e da chuva, que se encarregam de espalhar sementes nas proximidades das árvores cultivadas.

Na comunidade de Curral Novo e região muitas famílias se mantêm a partir da atividade extrativista e da agropecuária, práticas que dependem diretamente da preservação da caatinga. Através deste e de outros projetos, o Irpaa tem atuado no distrito de Massaroca no sentido de envolver as comunidades nas ações de recuperação e uso sustentável da vegetação nativa, incentivando práticas como o recaatingamento, o beneficiamento de frutas, o cooperativismo e associativismo, educação contextualizada, agroecologia, captação de água de chuva, entre outras formas de convivência com o semiárido, aproveitando de forma responsável suas potencialidades.

Projeto recaatingamento realiza plantio de mudas nativas em Curral Novo

  1. Watergate disse:

    So faltou plantar favela e mamona pra completar a miseria

  2. Antonio D. Barbosa de Amorim disse:

    Prezado Carlos Britto,

    Na verdade, não gostaria de comentar esta matéria. Queria mesmo era enviar uma opinião sobre um outro assunto.
    Como posso fazer pra enviá-lo?

    Atenciosamente,

    Antonio.

  3. Antonio D. Barbosa de Amorim disse:

    Prezado Carlos Britto,

    Na verdade não gostaria de comentar esse assunto. Queria mesmo era enviar um comentário sobre um outro assunto.

    Como posso fazer pra enviá-lo?

    Atenciosamente,
    Antonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários