Indignado com a situação da Cultura em Juazeiro, o leitor Frederico Pontes enviou ao Blog um texto em que questiona a atuação da Secretaria de Cultura na cidade baiana:
Frederico Pontes, Secretário da Associação dos Trabalhadores da Música do Vale do São Francisco
ANÁLISE DA INCOMPETÊNCIA
VEREADORA PARABENIZA PHILARMÔNICA 21 DE SETEMBRO
Falou a vereadora Cristina Costa: “Desde que recebemos a visita dos membros da filarmônica temos trabalhado no sentido de intermediar um diálogo entre os membros da banda com o Poder Executivo levando as demandas mais urgentes. Para tanto, enviamos indicações, requerimentos e ofícios solicitando novos instrumentos, novo fardamento, um local adequado para ensaios. Alocamos recursos da ordem de 170 mil reais destinados a melhorias da filarmônica.
Philarmônica 21 de Setembro recebe novos instrumentos
Foram adquiridos os seguintes instrumentos: bateria, guitarra, baixo, pandeiro meia lua, agogô, xequerê, triângulo, caixa amplificada, microfone, estante para maestro, pedestal, além de acessórios, materiais e serviços para manutenção dos instrumentos. “Com essa aquisição, a Philarmônica está a um passo de ser considerada uma orquestra.” afirmou a gerente da Philarmônica, Franciane Diaz.
Prefeito Julio Lossio consegue mais R$ 112 mil em recursos do Ministério da Cultura para investimentos na Biblioteca Municipal de Petrolina
A Biblioteca Municipal Cid Carvalho foi contemplada pelo edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas. O projeto foi elaborado pela gerente da Biblioteca, Amy Almeida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur).
Apresentações da Philarmônica 21 de Setembro mudam a rotina no centro de Petrolina
“Conseguimos atingir o objetivo de proporcionar momentos de paz e harmonia em meio ao turbilhão de compras e agitação características nesse final de ano. Através de uma intervenção urbana artística conseguimos proporcionar uma surpresa agradável e um presente de Natal, para todos”, Explica Luis Cláudio Dias, Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos.
Philarmônica 21 de Setembro celebra Natal com tocata especial
Segundo a diretora de Cultura, Roberta Duarte, a apresentação “é um momento para envolver a comunidade no espírito natalino, deixando-o mais presente, além de dar as boas vindas ao ano de 2011”, ressaltou.
Chá Poético homenageia Philarmônica 21 de Setembro
O Festival de Artes Chá Poético, fará uma homenagem ao centenário da Philarmônica 21 de Setembro.
Philarmônica 21 de Setembro prestigia novenário em Santa Maria da Boa Vista
A Orquestra Philarmônica 21 de Setembro realizou apresentação no novenário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Santa Maria da Boa Vista. A participação da Philarmônica foi um presente do Prefeito de Petrolina, Julio Lóssio para o gestor do município de Santa Maria, Leandro Duarte.
Philarmônica 21 de Setembro terá sessão solene na Câmara de Vereadores de Petrolina
A vereadora Cristina Costa destaca que a entidade é parte da história do município “Precisamos manter “viva” esta banda que é parte da história de Petrolina e dos petrolinenses, valorizar a filarmônica significa valorizar nosso patrimônio cultural, principalmente pela passagem do seu centenário” declarou.
Essas são somente algumas ações realizadas pela SEDECTUR (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos) na cidade de Petrolina apresentando concretamente políticas públicas e mostrando como se consegue recursos, deixando somente de sugar o gabinete do prefeito e fazendo o que é mais certo para quem sabe, concorrem aos Editais Públicos e com competência são agraciados com recursos consideráveis para questões como as acima citadas.
Consideramos Petrolina para estabelecer um comparativo com nossa realidade em Juazeiro concernente à administração das Secretarias de Cultura por ser a cidade mais próxima.
Enquanto a Philarmônica 21 de Setembro com toda justiça colhe os louros de suas glórias, sendo louvada por vários segmentos da sociedade petrolinense e contando com esforços do poder público para sua perpetuação, nossa Filarmônica 1º de Maio continua desativada. Morta e enterrada pela gestão incontestavelmente fracassada do Secretário Pedro Alcântara Filho, mas viva tanto na memória dos juazeirenses como também, na vigência da Lei que a incorporou ao poder público municipal, Lei Nº 1010/86. Bem como o Decreto Nº 030/86, que regulamenta a Lei nº 1010/86 e dá outras providências. Os instrumentos estão todos na Secretaria de Cultura, por que então a Filarmônica 1º de Maio continua desativada?
Foram 170 mil reais investidos na Philarmônica 21 de Setembro! Que segundo sua Gerente está a um passo de vir a ser a primeira orquestra sinfônica do sertão do São Francisco. É assim que se faz Cultura, com competência, conhecimento e compromisso. Juazeiro não tem mais absolutamente nada! E sabem por quê? Explicaremos agora: o Secretário e sua equipe são incapazes de construir projetos e concorrer aos editais públicos. Então, se é, por exemplo, para fazer a Via-Sacra colocam-se nas mãos do Executivo atrás de verbas, esse não tendo ou não se interessando, foi por água abaixo o projeto. “QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER” (Vandré). Vamos esperar mais quanto tempo? Até tudo estar irremediavelmente perdido? Quem sabe faz. Quem não sabe destrói uma história em curtíssimo período. A Philarmônica 21 de Setembro é um orgulho para a cidade de Petrolina. E o nosso orgulho continuará a ser devastado por esse vendilhão oportunista? O Secretário Pedro Alcântara Filho não pode permanecer. Para o bem geral da Cultura de Juazeiro o prefeito Isaac Carvalho precisa urgentemente tomar uma decisão firme e decidida.
Petrolina está exportando Cultura e colhendo recursos de toda a ordem. 112 mil reais do Ministério da Cultura para a Biblioteca Municipal! Quantos centavos a Secretaria de Juazeiro recebeu através de editais para começar a sanar nossas deficiências? NADA! Queremos dizer que a respeito desse edital para as bibliotecas, a Secretaria da Incompetência nem mandou projeto para concorrer a esse recurso! Será que eles souberam? Uma vergonha. Isso sem falar que lá na Secretaria tem uma equipe responsável pelos projetos! Vocês acreditam nisso? É INCOMPETÊNCIA E DESCASO demais com a população juazeirense. Nossa Biblioteca Aristóteles Pires de Carvalho funciona no prédio da Associação Comercial de Juazeiro, nem sede própria tem. Os editais estão aí batendo nas portas e os incompetentes não fazem nada. Olhem bem a diferença das duas estruturas cidadãos, e vejam por que é que uma é robusta e a é outra raquítica. FALTA DE GESTÃO CULTURAL COMPETÊNTE EM JUAZEIRO SENHORES.
Queremos terminar esclarecendo para todos que dessa maneira não há prefeito que venha a governar Juazeiro e mantenha uma Secretaria de Cultura como essa. Completamente deficitária e dependente dos recursos do executivo. A única forma disso não acontecer seria uma gestão capaz de ser auto-suficiente e economicamente independente para a realização de seus projetos, dessa maneira conquistaríamos a manutenção de nossa principal estrutura gestora da Cultura independentemente de quem venha a assumir o Executivo Municipal. Por essa incapacidade a Fundação Cultural foi extinta. Possível isso é. Petrolina está nos mostrando que mesmo passando dificuldades enormes administrativamente, está sendo possível à SEDECTUR realizar uma atuação bastante satisfatória, devido principalmente a competência e conhecimento dos seus gestores culturais.
A continuar com Pedro Alcântara Filho como titular da pasta, é certo que a 1ª Secretaria de Cultura conseguida em Juazeiro está com seus dias contados, com um prejuízo enorme para toda a cidade. Já vivemos o tempo do ENTREGUISMO E MARGINALIZAÇÃO da nossa Cultura no governo Bandeira, da INSENSIBILIDADE cultural no governo Misael e agora vivemos o pior momento de todos que é o da INCOMPETÊNCIA CULTURAL no governo Isaac Carvalho capitaneados pelo Secretário PEDRO ALCÂNTARA FILHO.
“QUEREMOS UM SECRETÁRIO DE CULTURA QUE ENTENDA DE CULTURA”
ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA MÚSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO
*Grifos do autor



Realmente, Quem conheceu a cultura juazeirense de tempos atrás fica decepcionado com ”isso” que está acontecendo atualmenté,a alteração do calendário festivo que mudou por exemplo o carnaval do município para o mês de maio e consequentemente suprimiu a festa de são joão, pode vir a culminar em desidentificação e ruptura nos valores culturais da cidade.Além é claro, como Fred alertou para as situações da filarmonica 1º de maio e da biblioteca municipal que além de não contar com sede própria o prédio que foi emprestado pelo clube comercial,apesar da excelente localização não oferece as condições necessárias para o seu funcionamento .
FAZER O QUE SE O PREFEITO DE PETROLINA TRABALHA E O DE JUAZEIRO NÃO. E OLHA QUE ISAAC FOI ELEITO POR UM PARTIDO QUE SE DIZ TRABALHAR PARA O POVO, MAS AQUI NO VALE DO SÃO FRANCISCO QUEM REALMENTE TRABALHA É O PREFEITO JÚLIO LÓSSIO É INAUGURAÇÃO DE CREAS, CRAM, NOVA SEMENTE É INVESTIMENTO NA CULTURA… O CARA NÃO ENROLA, ELE FAZ.
Deixa disso puxa-saco. Petrolina tá muito suja e desorganizada. Você é cego? e as poucas coisas que vieram são orbrigação.
Salvo uma retinente mágoa do sr. Fred,vejo nas suas argumentaçoes um precisofundo de verdade. Nao que Petrolina viva um bom momento cultural… Mas Juazeiro, já teve dias gloriosos. esta uma cidade profanada e entregue a baixaria dos costumes. é uma desrespeitosa inversão de valores. DETALHE; enquanto o governo de Petrolinanão é aliadao do estado e nem do governo federal, isaac foi eleito pelo um partido aliado de vagner e de lula. sÓ CONSIGO VER COERENCIA NA PASTA DE EDUCAÇAO, que é gerida por um Petrolinense…