11ª edição da Mostra de Teatro de Serra Talhada é divulgada

0
Foto: Hans Von Manteuffel/divulgação

A 11ª edição da Mostra de Teatro de Serra Talhada, que acontecerá de 25 a 29/04, foi divulgada e contará com uma extensa programação, totalmente gratuita, com espetáculos para todas as idades. Das mais de 40 apresentações inscritas para compor a programação da Mostra, 18 foram selecionadas para se apresentar no Quintal do Museu do Cangaço, Teatro do CEU das Artes, Pátio da Feira Livre, além das escolas Cônego Torres e Irnero Ignácio.

Entre os trabalhos selecionados, estão alguns dos mais premiados do estado, como as peças “Mucurana, o Peixe”, “O Peru do Cão Coxo” (foto), “O Espelho da Lua”, “Frei Molambo”, “Chico Cobra e Lazarino”, “O Delator” e “a História de Uma Viagem Para Se Encantar”.

Além dos espetáculos, a programação apresentará ainda um Tributo ao Poeta serra-talhadense Antônio Vital, através de uma Leitura Dramatizada, resgatando suas principais obras. A Poetisa de São José do Egito Isabelly Moreira apresentará também uma Leitura Dramatizada de sua obra “Canta Dores”.

A Mostra de Teatro de Serra Talhada é uma das mais importantes do interior de Pernambuco, destacando a diversidade cênica ao contemplar espetáculos dos mais variados gêneros e formatos, inéditos ou não, para o público adulto e infanto-juvenil, em linguagens como o circo-teatro, teatro musical e teatro de rua. Toda a programação da Mostra tem o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura, Fundarpe e Secretaria Estadual de Cultura.

Formação

Dentro da programação da Mostra haverá ainda uma jornada de Oficinas Técnicas, que serão ministradas no CEU das Artes. Entre elas, destaca-se a “Oficina de Direção Teatral” que será conduzida por José Pimentel, um dos principais nomes das artes cênicas de Pernambuco, e uma “Oficina de Dramaturgia” com o premiado dramaturgo pernambucano Adriano Marcena.

 A Mostra terá ainda “Oficina de Técnicas Corporais”, com Jadenilson Gomes; e “Oficina de Contação de História”, com Charlon Cabral, ambos do Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro (PE). As inscrições para os cursos são gratuitas e poderão ser realizadas no Museu do Cangaço e na Casa da Cultura.

Homenagem

Em sua 11ª edição, a Mostra de Teatro terá como homenageado o artista pernambucano Romualdo Freitas, natural da cidade de Arcoverde. Atuando nas Artes Cênicas desde 1978, Romualdo é Diretor, Bailarino, Cenógrafo, Ator e Aderecista, com passagem marcante pelos estados de Pernambuco, Pará e Acre, tendo desenvolvido atividades de produção e formação nos segmentos de Teatro e Danças Populares.

Ele recebeu diversos prêmios em várias categorias, em festivais e mostras das quais participou em todo território nacional, com destaque para Melhor Direção nos Festivais de Teresina (PI) e Franca (SP); Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Teatro do Cabo de Santo Agostinho (PE); Melhor Direção no ‘14º Janeiro de Grandes Espetáculos’; Melhor Direção e Melhor Ator no Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTILIP), entre outros. Ex-presidente da Feteape (Federação de Teatro de Pernambuco), atualmente Romualdo desenvolve atividades culturais no Estado do Acre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome