10ª Feira do Bode de Itamotinga chega ao fim coroada de êxito

por Carlos Britto // 12 de junho de 2023 às 20:25

Ascom PMJ/Adeap divulgação

A 10ª edição da Feira do Bode de Itamotinga, na Zona Rural de Juazeiro (BA), foi encerrada na tarde desse domingo (11) com grande sucesso diante do número de baias comercializadas para exposição, e também do recorde de público. O evento realizado no Parque Emídio Rodrigues Rosa, no povoado de Cacimba do Silva, foi promovido pela prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac), Comissão Organizadora do Distrito de Itamotinga, e o patrocínio do Banco do Nordeste e governo federal.

Seis feiras são realizadas ao longo do ano em distritos diferentes do município, como forma de valorizar a cadeia produtiva da caprinovinocultura da região. “Iniciar a semana recebendo a notícia de que realizamos mais uma edição da Feira do Bode com sucesso nos enche de orgulho e alegria. O sucesso da feira é um indicativo de que estamos trabalhando de forma correta e alcançando os objetivos da nossa gestão que é fomentar o desenvolvimento de Juazeiro“, destacou a prefeita Suzana Ramos.

O pecuarista Édon Almeida comemorou o resultado da exposição. Ele conseguiu fechar bons negócios, além participar do torneio de pista, ganhando cinco vezes, e ficando em 2º lugar por três vezes. O grande destaque do seu rebanho é o carneiro Salomão da raça Dorper, que no ano passado foi campeão de todas as Feiras do Bode, e este ano já ganhou em Juremal e em Itamotinga. “A décima feira do Bode de Itamotinga mais uma vez superou as expectativas, valeu demais ter participado. A Prefeitura de Juazeiro está de parabéns pela organização“, declarou.

Ainda vamos avaliar tudo com profundidade, mas já dá para dizer que a Feira do Bode de Itamotinga foi um sucesso. Nossa equipe sai daqui alegre, com a sensação do dever cumprido, de ter contribuído para que os pequenos produtores tivessem uma participação proveitosa, e o resultado deste fim de semana nos motiva para a preparação dos próximos eventos“, avaliou o secretário Carlos Neiva.

Segurança sanitária

Um aspecto importante do evento é a questão sanitária, que começa bem antes. Todos os animais passam por exame de sangue para a detecção da Artrite Encefalite Caprina (CAE). Os animais com testes positivos não podem participar da exposição por se tratar de uma doença infecciosa, sem cura e transmitida por contato entre os animais.

Outra medida é o teste de OPG (Ovos Por Grama) coletando as fezes para avaliar a carga parasitária de nematódeos gastrintestinais em animais, especialmente ovinos e caprinos.

Esse é um trabalho que já estamos realizando diretamente nas propriedades rurais para evitar perda de animais e de produtividade. Detectado o problema, nós orientamos os criadores sobre quais medidas precisam ser tomadas e a medicação a ser administrada. Durante as Feiras do Bode nós estamos realizando esses testes no local, ajudando os pequenos criadores a lidar com a doença“, explicou a médica veterinária da Adeap, Anita Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários