‘Ficha Limpa’ pode se estender a cargos públicos não eletivos

por Carlos Britto // 08 de julho de 2010 às 08:02

ficha20limpaNão só os políticos brasileiros com cargos eletivos vão ter sua ficha analisada pela Justiça. Isso porque tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7396/10, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que cria um sistema de “ficha limpa”, similar à lei aprovada para os políticos, mas desta vez para dirigentes de entidades que lidem com recursos públicos.

De acordo com o deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA), que apóia a iniciativa, o Projeto de Lei busca impedir que pessoas condenadas criminalmente ocupem cargos de direção ou em conselhos fiscais e de administração de qualquer entidade pública, seja de caráter governamental ou não.

O Projeto de Lei (PL) será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a restrição também valerá para os cargos de direção e assessoramento superior (DAS) e funções de confiança nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e para trabalhar em emissoras de rádio e televisão, por serem concessões públicas.

Entre as entidades incluídas no PL, estão também partidos políticos, organizações não governamentais, sindicatos, associações classistas legalmente constituídas, entidades esportivas, entidades de utilidade pública, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

A medida vale para os candidatos a ocupar cargos em entidades de interesse público que recebem recursos públicos ou benefícios fiscais. Com a regra, o autor do PL espera generalizar a moralidade hoje válida para os candidatos a cargos políticos.

‘Ficha Limpa’ pode se estender a cargos públicos não eletivos

  1. CAVALCANTI disse:

    Está de PARABÉNS o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que cria um sistema de “ficha limpa”, através do Projeto de Lei 7396/10similar à lei aprovada para os políticos, mas desta vez para dirigentes de entidades que lidem com recursos públicos.

    Eu soube que lá em Cabrobó, além do prefeito, existem dois “fichas sujas” lotado na prefeitura: um ex-vereador de daqui de Petrolina e um secretário municipal.

    Que esta lei seja aprovada e sancionada o mais rápido possível para a moralização no poder público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.