Vereador de Dormentes volta a alfinetar Compesa: “Câncer incurável no Estado”

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2017 às 20:31

Revoltado com a falta d’água há mais de 30 dias em Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, o vereador Jeolândio Coelho voltou a alfinetar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pelo setor. Com a língua afiada, ele afirma que a empresa está virando “um câncer incurável” no Estado.

Confiram:

Os pernambucanos não aguentam mais tanta falta de respeito da Compesa para com seus usuários. Em Dormentes parece que fazem é brincar com a população. Casas com quase 30 dias sem receberem água nas torneiras, rede de esgoto com manutenção péssima. Isso é um absurdo, pagamos muito caro pelo que não recebemos, e não é de hoje. Isso vem acontecendo há muito tempo e não percebemos nenhum tipo de preocupação ou ação por parte da empresa responsável pela distribuição da água e pela cobrança das contas, pois sempre carregam o dinheiro e não fazem nenhum tipo de investimento, para melhoria do sistema.

As bombas apresentam problemas, eles não têm outra reserva, ficando muitos dias sem funcionar e o povo tendo que comprar água, na maioria das vezes água sem tratamento. Isso vem acontecendo frequentemente. Temos uma Ação Civil Pública, de número 7286520168170120, que há muito tempo vem rolando na justiça. Mas o sistema é muito lento, onde cobramos melhorias nos serviços, indenizações pela falta de respeito para com os seus usuários e multas diárias.

Aqui nós, políticos, e população não sabemos mais nem o que fazer, pois sempre reclamamos, cobramos, às vezes até se estressamos e a Compesa sempre de braços cruzados. Existem vazamentos aqui na rede com vários meses e não são resolvidos por falta de uma simples luva, causando desperdícios de água potável.

Os funcionários aqui, coitados, não têm culpa alguma, pois a empresa é quem não dá condições para eles trabalharem. Acredito que a população tem que se manifestar, não sei nem como, mas talvez podíamos reunir população, políticos, igrejas, associações, ONGs. Todos com um só objetivo: de mobilizar os usuários e queimar as contas de água em frente ao prédio da Compesa, pra ver se eles despertam.

Não sei onde vai parar. Talvez se privatizassem mudaria isso. Ano que vem tem eleição, esperamos que um dia apareça um governador para mudar a história da Compesa, para que possa deixar de ser só máquina de arrecadação e passar a prestar um serviço decente à população. Portanto, peço aos responsáveis (ou irresponsáveis) pela Compesa, que tomem as providências. Estamos sem água há quase 30 dias e sem previsão de quando vai chegar, pois a bomba que faz a captação da água para o Morro do Crioulo está quebrada. Tem que se arrumar uma cura para este mal.

Jeolândio Coelho/Vereador – Dormentes (PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários