UPAE/Imip ultrapassa marca de 500 mil exames e amplia oferta de serviços

0

A UPAE/Imip de Petrolina já realizou mais de 500 mil exames de Biomagem e, em menos de quatro anos, ampliou o número de serviços ofertados. Entre as novidades recentes estão a realização dos exames neurológicos (Eletroneuromiografia e Eletroencefalograma), auditivo (Bera) e o acompanhamento oferecido às crianças com microcefalia que têm a UPAE como referência na reabilitação e estimulação precoce.

São exames de apoio diagnóstico de difícil acesso e que na rede privada teriam um alto custo para o usuário. Além disso, muitos desses procedimentos só são realizados pelo SUS na nossa unidade. Então, sem dúvida, esse é mais um motivo de orgulho pra nós”, pontua a coordenadora geral, Ana Beatriz Mota Aguiar.

O serviço da Bioimagem oferece o suporte diagnóstico ao ambulatório e não atende demanda espontânea, ou seja, não abre agenda externa para o público. O acesso segue o seguinte passo a passo: primeiro o paciente passa pelo posto de saúde para a avaliação de um clínico e, se julgar necessário, o médico da atenção básica faz o encaminhamento ao especialista.

A primeira consulta no centro de especialidades é marcada via secretaria municipal de saúde, a partir desse encaminhamento. Caso o serviço referenciado pela secretaria de saúde seja a UPAE, esse paciente então ingressa na unidade para a sua avaliação com o especialista, que indicará os exames de diagnóstico necessários.

O paciente já sai da consulta com as solicitações, podendo marcar no mesmo dia na central de marcação de exames, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h. Dessa central de marcação, o paciente sai com o seu procedimento agendado, devendo comparecer no dia e horário previamente informados para a realização. (Foto: Ascom)

Especialidades

No serviço de especialidades a unidade médica dispõe de ambulatório, cirurgias e exames. Juntos, eles prestam um atendimento de saúde integral à população da 8ª Regional de Saúde de Pernambuco, que envolve sete municípios (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista). Para que a população entenda melhor o perfil de cada serviço ofertado, a direção da unidade resolveu criar um projeto que levasse informação de forma direta e clara aos usuários. A iniciativa surgiu em março e, desde então, já foram apresentados os fluxos da UPA 24h, das consultas médicas e cirurgias eletivas, faltando apenas o setor de exames laboratoriais e de imagem (o Bioimagem). (Foto/Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome