Uma denúncia que os petrolinenses já deveriam ter tomado conhecimento

por Carlos Britto // 10 de julho de 2015 às 07:00

Polícia Civil 1Esta semana a sociedade petrolinense ouviu, estarrecida, as declarações do representante do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) em Petrolina, Roseno Neto, acerca das condições precárias do Instituto Médico Legal (IML) na cidade. Como num filme de terror, Roseno afirmou que pedaços de corpos e restos de sangue humanos são jogados na rede de esgoto, por falta de estrutura no órgão.

A denúncia, ecoada pelos programas ‘Bom Dia Vale’ e ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal, fez algumas lideranças políticas de Petrolina manifestarem sua indignação, bem como várias pessoas ouvintes desses programas.

E não poderia ser diferente. Tal denúncia é de deixar qualquer um perplexo. Mas há um lado desse fato mórbido que pouca gente se deu conta. Segundo o representante do Sinpol, essa prática já vinha ocorrendo em Petrolina há 30 anos. Isso mesmo. Três décadas.

Não é a primeira vez que os policiais civis fazem protesto na cidade cobrando melhorias. E por que, somente agora, depois de todo esse tempo, o Sinpol escancara essa denúncia à população? ou será que somente essa gestão do Sindicato na cidade é que constatou tal fato?

Se o governo do estado já deveria ter atendido os policiais civis em suas reivindicações – justíssimas, diga-se de passagem –, é preciso também cobrar explicações do Sinpol. Não se poderia ter deixado uma informação como essa oculta há 30 anos. Os cidadãos petrolinenses tinham o direito de saber disso há três décadas, e não somente em pleno século 21.

Uma denúncia que os petrolinenses já deveriam ter tomado conhecimento

  1. Manubio Coelho Rodrigues disse:

    Ótimos questionamentos.
    Não faço parte da diretoria do Sinpol, mas gostaria de fazer menção a alguns fatos:
    1º. Essa diretoria que hora se apresenta à comunidade foi eleita recentemente, na tentativa de lutar verdadeiramente pela classe policial civil, afinal é um sindicato.
    2º. A liderança anterior a essa, era totalmente conivente com o governo.
    3º. Essa não é a primeira vez que foi denunciado o fato. Essa mesma diretoria já havia feita a denúncia, momento, inclusive, que o Cremepe visitou o IML. Esse fato foi amplamente divulgado na mídia local.

  2. Henrique Sousa disse:

    De fato a denúncia somente foi feita neste momento devido a nova gestão do Sinpol, pois com a gestão passada os policias viviam acuados com medo de perseguições caso falassem algo sobre a realidade a qual eram submetidos a trabalhar.
    A gestão anterior era totalmente omissa, em tudo, a partir da nova gestão é que os policiais estão mais confiantes e percebem que agora tem representabilidade de verdade, como também estão mais fortes e unidos para reivindicar os seus direitos e mostrar a realidade da segurança pública de PE.
    Aproveito o espaço e peço Carlos Britto que publique o que Sinpol está sofrendo com a ditadura camuflada do Estado, ontem o Sinpol teve as contas bancarias bloqueadas pelo TJPE sem ter o direito de recorrer. Ainda percebe-se que somente nestes casos em que o Estado é parte é há celeridade neste Tribunal?!?
    Estado facista e Justiça parcial, Pernambuco vergonhoso!

  3. Tiago disse:

    A uma inversão da lógica do autor deste blog: está criticando-se quem denuncia e não quem está cometendo as irregularidades. Devemos cobrar explicações do Governo do Estado e não de quem denunciou. É lamentável que a cultura no Brasil ainda não mudou e por isso estamos tão atrasados. Acredito que deva ser o costume de criticar o denunciante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários