Temer critica autenticidade de áudio e deve acionar STF pedindo suspensão de inquérito

por Carlos Britto // 20 de maio de 2017 às 18:21

O presidente Michel Temer afirmou neste sábado (20), em pronunciamento de 12 minutos e meio no Palácio do Planalto, que ingressará no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de suspensão do inquérito aberto com autorização do ministro Edson Fachin para investigá-lo por suspeita de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa. O pedido foi protocolado por volta das 16h, depois de concluído o pronunciamento.

Ele também afirmou que não deixará a Presidência da República. “Digo com toda segurança: o Brasil não sairá dos trilhos. Eu continuarei à frente do governo”.

Na noite de 7 de março deste ano, Temer recebeu o empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS, na residência oficial do Palácio do Jaburu. O empresário registrou a conversa com um gravador escondido e depois apresentou a gravação a investigadores da Operação Lava Jato, da qual se tornou delator.

No pedido de abertura de inquérito ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que a conversa indica “anuência” de Temer ao pagamento de propina mensal, por Joesley, para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba pela Operação Lava Jato.

“Li hoje no jornal ‘Folha de S.Paulo’ notícia de que perícia constatou que houve edição no áudio de minha conversa com o sr. Joesley Batista. Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos. Incluída no inquérito sem a devida e adequada averiguação, levou muitas pessoas ao engano induzido e trouxe grave crise ao Brasil. Por isso, no dia de hoje, estamos entrando com petição no Supremo Tribunal Federal para suspender o inquérito proposto até que seja verificada em definitivo a autentiticidade da gravação”, declarou o presidente.

Nota

Logo após o pronunciamento, o advogado Francisco Assis, que participou do acordo de delação da JBS, afirmou que não houve edição do áudio e divulgou a seguinte nota: “O áudio reflete uma gravação amadora feita por Joesley, tem 38 a 40 minutos, foi o tempo contando entrada e saída do local. Não há absolutamente nenhuma edição. Temos cópia do material original, está sendo mantida em local seguro. Entendemos o argumento da defesa de questionar, mas lembramos que Temer não nega a reunião e nem os assuntos tratados. Pretendemos fazer uma perícia própria e de forma alguma nos opomos a uma perícia. Só esperamos que o governo não use o sistema para tentar anular o áudio“. (Fonte: G1/foto arquivo reprodução)

Temer critica autenticidade de áudio e deve acionar STF pedindo suspensão de inquérito

  1. Armando disse:

    País de vagabundos!!!! Políticos salafrários e população corrupta!!!! Temos o que merecemos!!!! Uma nação que associa corrupção á política não pode exigir nada diferente do que está aí… somos um povo que não nos preocupamos em pegar uma contramão, mas reclamamos de corrupção… somos um povo que não nos preocupamos em receber um troco a mais na padaria ou supermercado, mas reclamamos de corrupção… somos um povo que pagamos um “trocado” ao guarda para não receber uma multa, mas reclamamos de corrupção… Somos o povo que tiramos vantagem de tudo, mas reclamamos de corrupção….Infelizmente, somos um povo que precisa de uma nova nação, onde a corrupção seja crime passível de, não de pena de morte, mas de perda de todos os bens de todos os envolvidos em golpes e tramoias….Infelizmente somos uma nação onde “o errado é certo”, quando nos favorece… Um povo onde ser honesto é sinônimo de “otarismo”… É uma pena que a única coisa que conseguimos “aprender bem”, e muito bem, dos portugueses, foi a corrupção e a roubalheira (das outras nações) em benefício próprio. BRASIL, 517 anos de “HISTÓRIA” e precisando de mais 517, ou mais, para ser a “NAÇÃO DE UM POVO” DE VERDADE!!!!!! SERÁ QUE PARA ISSO ACONTECER, PRECISAMOS DE UMA NOVA COLONIZAÇÃO!? DE QUEM???????

  2. Joaé Francisco da Silva disse:

    José Francisco;na casa onde não a goto ; os ratos comem na mesa; não condeno a todos. brasileiros ainda existe pessoas que merece credito e luta por um brasil melhor e livre das roubalheiras; pagamos o preço da nossa incompetência elegemos e esquecemos de fiscalizar a quem votamos Mas; nada está perdido;é só sair das zonas de confortos e apoiar a quem quer nos ajudar; samos um povo temente a Deus; não importa qual a religião o brasil ainda é o melhor pais do mundo; a nossa liberdade é tamanha; que nos prejudica todos desejam um mundo melhor para os filhos; mas esquecem de deixarem filhos melhores para um novo mundo;é preciso que as mudanças comecem por cada um de nos; desculpe-me se feri alguém

  3. Popo disse:

    Quadrilha organizada que saquearam o erário. Essa classe Politica só envergonha essa Nação. Em 2018 vamos da o troco a esses surrupiadores….. Brasil Novo 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários