Socioeducandos do Cenip Petrolina participam de oficina para produção de sabão

0
Foto: Ascom Funase/divulgação

Adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina estão participando de oficinas para a produção de sabão. A atividade já beneficiou 14 jovens, por meio de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão-PE), responsável por ministrar as aulas.

Além de se apropriarem de um novo ofício, os participantes estão contribuindo com o meio ambiente, uma vez que utilizam óleo de cozinha descartado por residências e estabelecimentos comerciais na fabricação do produto de limpeza.

De acordo com a assessoria da Funase, as aulas acontecem a cada 15 dias. Um professor do IF-Sertão-PE e três alunos comparecem ao Cenip para ensinar o processo aos socioeducandos. Além do óleo, são utilizadas essências e soda cáustica – essa última, responsável pelo processo de endurecimento do material. Depois, basta esperar em torno de 12 horas, e o sabão em barra já está pronto para o uso. Na primeira oficina, 12 exemplares, cada um com um quilo, foram fabricados.

De acordo com o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos, a atividade ajuda a conscientizar sobre o modo como materiais nocivos à natureza são descartados. “Esse óleo jogado na pia afeta muito o meio ambiente. E agora, não, ele está sendo usado na produção de algo que, inclusive, pode dar lucro para que faz. É, sem dúvida, uma forma de aprendizado que une consciência ambiental e a possibilidade de ter uma atividade rentável”, avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome