Secretário de Defesa Social de PE entrega nesta terça-feira em Petrolina nova sede do IML e delegacia de plantão

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2018 às 07:50

O Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina, no Sertão do São Francisco, abrirá sua nova sede nesta terça-feira (4), às 10h30, no Bairro Jardim Maravilha, zona oeste da cidade. Com estrutura ampliada e modernizada, a unidade atenderá todo o Sertão de Pernambuco, com capacidade para oferecer exames de maior complexidade, assim como agilizar a realização de necropsias e demais serviços. Ao todo, mais de R$ 2,4 milhões foram investidos para construção do novo prédio, assim como para aquisição de equipamentos, mobiliários e climatização.

A unidade contará com duas salas de necropsia, ampliação do setor de clínica médico-legal (traumatologia e sexologia), espaço separado para atendimento de vítimas e suspeitos, alojamento masculino e feminino, laboratório biológico, sala de vídeo conferência, setor administrativo, direção e copa.

Nessa nova estrutura, teremos condições para aumentar nossa capacidade de trabalho, qualificando os inquéritos policiais e ações penais com provas periciais robustas. Isso tem efeito direto sobre a redução da impunidade e, consequentemente, da criminalidade na região“, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, que participará do ato de inauguração, juntamente com a cúpula da segurança do Estado.

Com expectativa para funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o IML de Petrolina, além dos exames de necropsias, também realizará perícias traumatológicas, sexológicas e exames de alcoolemia clínica. Para tanto, um total de 45 profissionais, entre auxiliares de perito, médicos legistas e servidores administrativos atuarão no serviço.

O efetivo do IML de Petrolina foi reforçado graças aos novos profissionais convocados pelo governador, no início deste ano, para a Polícia Científica. Foram 392 novos servidores, entre médicos legistas, auxiliares de legista, peritos criminais, auxiliares de peritos e peritos papiloscopistas que já estão atuando em todo o Estado”, diz a gerente da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos.

Descentralização

A requalificação do IML de Petrolina é uma das ações do governo do Estado no sentido de descentralizar os serviços oferecidos Polícia Científica em Pernambuco. Em dezembro do ano passado, o governador Paulo Câmara assinou decreto de criação de novas unidades para essa operativa da SDS e, desde então, já foram inaugurados os complexos de Polícia Científica de Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Ouricuri.

A outra unidade que terá a estrutura inaugurada é o plantão 24 horas de Petrolina. A Delegacia também será inaugurada na mesma cerimônia.

As mudanças foram planejadas para atender melhor a população e também dá condição de trabalho adequada aos policiais. Os espaços foram adaptados para que as delegacias funcionem plenamente. As novas estruturas também vão gerar economia aos cofres públicos, já que não será necessário alugar prédios para acomodar as unidades“, afirmou o delegado Joselito Kehrle, Chefe da Polícia Civil (PC).

Essas unidades são parte de um projeto de reforma de estruturas da PCPE, com o objetivo de dar estrutura adequada para o desenvolvimento das investigações. A Área Integrada de Segurança (AIS) de Petrolina detém taxa de resolução superior a 40%. As informações são do Núcleo de Comunicação do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários