São José do Belmonte: Alunos de escola municipal mesclam teoria e prática sobre preservação do solo

por Carlos Britto // 07 de maio de 2017 às 11:34

Em São José do Belmonte (PE), no Sertão Central, alunos do curso em agroecologia da Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal iniciaram um trabalho pedagógico de conservação e importância do solo com alunos do 6º ano da Escola Municipal José Nunes de Magalhães. O projeto acontece em dois momentos: no primeiro os estudantes da escola técnica fazem explanações ilustrativas sobre o conhecimento dos solos, características gerais e sua importância na vida cotidiana do homem, bem como a conscientização para sua conservação; no segundo momento, é realizada uma oficina didática com tinturas feitas com diferentes tipos de solo. Tudo acontece sob a coordenação do engenheiro agrônomo e professor da escola técnica, Gleymerson Almeida.

O projeto tem como objetivo fazer do solo uma ferramenta para conscientização da conservação deste e dos demais recursos naturais imprescindíveis para criar, nos alunos, um sentimento de patrimônio coletivo e necessário para manter a qualidade de vida do homem na Terra”, explana Almeida.

Para a professora de Ciências da Escola José Nunes de Magalhães, Cláudia Magalhães, “a aula teve um benefício muito grande pelo fato dos alunos estarem associando a teoria imediatamente com a prática, em que conseguem aprender brincando”. Ela destaca ainda ser de extrema importância a realização de projetos de integração entre escolas, trazendo novidades e novos agentes para o desenvolvimento de trabalhos educativos, em que estas iniciativas só têm a agregar mais conhecimentos aos alunos, de forma mais dinâmica e aplicada.

Além dos alunos do 6º ano, o projeto também pretende realizar este e outros trabalhos com turmas de outros anos na mesma escola pública e em outras do município. (Fotos/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários