Ronaldo Cancão tenta restringir trabalho da imprensa nas sessões da Casa Plínio Amorim, mas ouve de Osório: “Prerrogativa é do presidente”

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2018 às 17:39

Depois da ameaça velada feita ao vereador da bancada de oposição, Professor Gilmar Santos (PT), semana passada, o governista Ronaldo Cancão (PTB) se voltou desta vez para os representantes da imprensa local que acompanham as sessões semanais da Casa Plínio Amorim. Por meio de um Projeto de Resolução (004/18), de sua autoria, Cancão propôs alterar dispositivos do Regimento Interno da Casa referentes ao trabalho dos profissionais de comunicação no plenário.

O vereador citou o artigo 230 do Regimento Interno do Legislativo Municipal (de 1988), o qual determina o credenciamento desses profissionais para ter acesso ao plenário. Segundo Cancão, o que ainda não havia era um regulamento sobre o artigo. “Não inventei a lei. Só estou regulamentando. Jornalista não está impedido de fazer seu trabalho, mas tem de se credenciar”, destacou.

Ele argumentou ainda que essa mesma determinação acontece em várias casas legislativas do país das quais se inteirou do assunto – a exemplo de Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e São José dos Campos (SP). Disse também que poderia, em sua proposta, cobrar o registro profissional (DRT) dos jornalistas, repórteres e blogueiros que cobrem as sessões, mas preferiu não incluir esse item no projeto. Procurando minimizar a controvérsia, Cancão frisou “que não tem medo da imprensa”, e sim “respeito”.

O discurso do vereador, no entanto, não encontrou ressonância nos demais pares da Casa. Tanto integrantes da oposição quanto da situação fizeram fortes ressalvas ao projeto. Até o presidente da Mesa Diretora, Osório Siqueira (PSB), que costuma evitar entrar em embates, também não viu com bons olhos a proposta, deixando claro seu posicionamento. “Essa prerrogativa é do presidente”, declarou.

Ronaldo Cancão tenta restringir trabalho da imprensa nas sessões da Casa Plínio Amorim, mas ouve de Osório: “Prerrogativa é do presidente”

  1. Pitu disse:

    Vixe, se exigir DRT não vai ficar ninguém. Mas realmente é preciso separar quem realmente faz parte de uma imprensa apartidária e trabalha com ética. Tem gente que nunca escreveu uma carta, monta um blog e diz que é jornalista kkkkk

  2. Marcos disse:

    Todo povo tem os governantes que merece.

  3. Joao pedro disse:

    Ronaldo Cancao que só vive de falar inverdades, vive criando intrigas, achando que o
    Prefeito gosta de fuxico, você deveria ter ficado na base de Adalberto!

  4. Leonardo Passos disse:

    Sou de que o nobre vereador douto Ronaldo com isso restringe a atuação da imprensa formal.
    Talvez esteja satisfeito com o puljante crescimento econômico do município e com a fantástica distribuição de renda por famílias municipais.
    Ou pode estar comemorando o desenvolvimento dos setores secundário e terciário da economia local, promovendo superávit primário no município e trazendo novidades e inovações para a cidade.
    Ou quem sabe capturar o entusiasmo com o avanço da cobertura educacional e da saúde pública, gratuita e de qualidade, através de um atendimento universal e igualitário.
    Muito blá blá blá e muita “dificuldades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários