Revitalização de hidrovia do São Francisco deve tirar 150 mil carretas de estradas baianas, diz secretário

por Carlos Britto // 10 de novembro de 2014 às 08:20

Hidrovia São FranciscoQuando os trabalhos de revitalização da hidrovia do São Francisco, com 1.371 quilômetros de rios navegáveis, forem concluídos, será possível tirar 150 mil carretas em circulação nas estradas baianas. O transporte de cargas na hidrovia ainda está suspenso.

Há, nesse momento, duas dragas tratando de desimpedir 21 trechos da hidrovia do São Francisco. Isso quer dizer que vai ter navegabilidade entre Muquém de São Francisco e Juazeiro (cerca de 450 quilômetros). Quando a recuperação acabar pelo menos 150 mil carretas devem deixar de circular nas rodovias anualmente“, disse o secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp), Carlos Costa, ao Correio.

De acordo com a Seinp, com a conclusão das obras – que deve oferecer melhor estrutura para navegação durante o ano inteiro – as quase cinco milhões de toneladas de produtos escoados por rodovias devem ser transportados pela hidrovia.

Segundo o Ministério dos Transportes informou, foram destinados R$ 23 milhões para obras na hidrovia do São Francisco, com recurso para serem investidos “na manutenção do canal de navegação e da sinalização náutica, no Rio São Francisco em uma extensão de 1.292 km”. Ainda não há prazo para as obras de requalificação serem concluídas. (fonte: Correio da BA/foto reprodução)

Revitalização de hidrovia do São Francisco deve tirar 150 mil carretas de estradas baianas, diz secretário

  1. Fábio Costa disse:

    Não é o necessário, não é o que vai devolver vida ao rio, não é o que se espera do poder publico… Mas não deixa de ser um começo! Mas o que precisamos mesmo é olhar o rio como um todo e revitaliza-lo também como um todo. Reflorestar suas margens, criar leis e fiscalização eficaz contra o desmatamento, assoreamento e poluição das margens, enfim lhe devolver a vida por completo.

    *Mais uma vez não posso deixar de parabenizar ao blog pelas constantes matérias nesse assunto. Parabéns à toda equipe!

    1. Bolsonaro disse:

      A dragagem é o mais sensato ao fazer neste momento, pois muitos trechos do rio estão assoreados e a draga retira a areia da calha do rio. mas é claro também que deve ser feito o reflorestamento e principalmente tratar os esgotos que são despejados no rio para preservar a saúde dos ribeirinhos e a vitalidade da fauna e da flora!

  2. ICARO BORGES disse:

    Acorda secretario!!! deixe de conversa mole 150 mil carretas de tirou esse numero!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários