Protesto na Univasf reivindica agilização nas obras do Hospital Universitário

por Carlos Britto // 10 de março de 2010 às 12:09

biblioteca-univasfOs alunos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf paralisaram suas atividades devido a demora para conclusão da obra do Hospital Universitário, onde acontecerão as aulas práticas destes cursos.

Há dois dias as aulas foram paralisadas e os discentes exigem uma resposta de quando a obra será concluída, além de reivindicar melhorias no laboratório. Eles estão acampados na sede da reitoria.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Univasf, ainda não existe uma data correta para o término da construção, porque o Hospital será muito grande e todos os espaços estão sendo adequados as reais necessidades dos cursos.

A nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com o Pró-Reitor de Ensino, Professor Marcelo Ribeiro, para maiores informações sobre o assunto, mas seu celular estava desligado. Em breve mais detalhes sobre a paralisação.

Protesto na Univasf reivindica agilização nas obras do Hospital Universitário

  1. M.Sérgio disse:

    Acooooooooooooooooooorda Petrolina!

    CALMA PESSOAL, DEIXEM O REITOR PEGAR MAIS DINHEIRO EM BRASILIA, AFINAL LA É POSSO SEM FUNDO.

  2. Carlos disse:

    Para quem acha q a Univasf é mil e uma maravilha, vejam aí… Já passou da hora de alunos e professores fazerem alguma coisa. A reitoria da Universidade “pinta e borda”, ñ tá nem aí para alunos, para o q se passa nos campus de Juazeiro e fazenda exp. Chega dessa reitoria que só quer tapar o sol com peneira. Queremos um DCE mais atuante!!!

  3. Francisco George Araujo Sales disse:

    Este hospital já está sendo construido?

    Onde é?

    Trata-se da “policlínica” que está em obras alí nas terras da Univasf?

  4. Antônio disse:

    Acorda Univasf!!!! Já passou da hora de todos acordarem!!!

    Olha aí, se pra falar com o Pró-reitor já é dificil imagina com o Reitor.

    Esse reitor aí, já tem coisa dele lá em SC sendo jugado, imagina quando ele sair da reitoria daqui… vai aparecer tanta coisa… ou vão esperar ele sair pra saber o q eles andam fazendo de erado… já tá hora!!! Vamos fiscalizar mais… ver o q esse kra está fazendo com o dinheiro publico.

    Acorda UNIVASF!!!!!!

  5. Cleiton Araujo disse:

    Olha pessoal, o hospital é no Campus do C-1 (Burrinho)… Mas ainda está em construção e parece que é interminável, sem contar nas rachaduras que já estão aparecendo antes da conclusão da obra, lembrando também que no final desse ano já terão médicos veterinários formados, e sem ao menos entrar em um hospital veterinário.
    Mas é bom a população saber que não é apenas estruturas físicas que estão em questão, faltam necessidades básicas, como água e energia elétrica, é até vergonhoso…
    E o Reitor? O que será que ele acha disso? Creio que nada, uma vez que é um ótimo político, pois só aparece em período de eleição…

  6. Md Vet disse:

    Os cursos mencionados acima estão localizados no projeto C-1 em Petrolina, dista em média 15 km do centro da cidade. Alunos dependem de coletivo terceirizado pela Universidade o “Lata Velha” e promete-se que estes acabarão pois a demanda de alunos supera a lotação permitida com a chegada dos calouros; nos laboratórios falta AGUA até para beber, falta ENERGIA; a reitoria nos oferece como medidas emergenciais bancos “toscos” nos laboratórios para que os alunos não assistam aulas no chão; o HOSPITAL VETERINÀRIO está em finalização, porém além dos mesmos problemas encontrados nos laboratórios, existe a falta de profissionais da limpeza, técnicos, e material de consumo e equipamentos. Esse ano a primeira turma de M.Veterinaria está se formando e infelizmente sem ter contato com animais, somente contado com aulas expositivas de Slides do data Show pois nesta instituição aula prática é coisa rara e aula em hospital é ilusão.
    . O Brasil precisa saber a realidade da “educação” superior pública brasileira; estamos fartos das belas fotos das construções e prédios majestosos! Queremos funcionalidade pois construções sem água, energia e demais utensílios básico de nada servem senão para saírem em fotografias e propagandas mentirosas. Quem vive a realidade do Campus ciências Agrárias da UNIVASF sabe que as palavras são poucas para expressar nossa INDIGNAÇÃO!!!
    SENHORES, MENOS LuXO E MAIS RESPEITO AO CIDADÃO!

  7. Aluno Med. Vet disse:

    O que acontece é que o campus localizado no centro da cidade, é o que a população tem mais acesso, então é construído prédios luxuosos, como exemplo da nova biblioteca, que possui estrutura externa toda espelhada, custando milhões e construída rapidamente, como se fosse uma forma de esconder o que acontece no campus da fazenda, onde a obra de um hospital demora muito mais que o previsto e o reitor justifica isso pela “falta de verba”, sem falar dos problemas que por serem tão simples de resolver e de tamanha importância não devia nem estar ocorrendo manifesto para que se resolva, como o caso da falta de água e energia. E o manifesto só terminará quando nosso problema for resolvido.

  8. Larisa disse:

    O campus de ciências agrarias é completamente abandonado,sem água,sem energia,sem bancos nos laboratorios e para completar o HOSPITAL VETERINÁRIO nunca fica pronto,a primeira turma já vai ser formar sem passar pelo hospital.mas para o campus do centro de Petrolina e de Juazeiro ele faz tudo!mas como o nosso campus fica distante e quase ninguem vê…

  9. Elisabeth disse:

    Minha filha faz Veterinária, na UNIVSF e está decepcionada com o descaso.
    Essa Universidade tinha td para ser modelo.
    O protesto e bem fundamentado.
    Parabéns a tds.

  10. Joana disse:

    Gostaria de colocar que não conheço pró-reitor mais acessível que o mencionado. Atende a qualquer pessoa que procure-o, além de ser super prestativo. Acredito que devemos informar-nos acerca das verdades, que nem sempre são como estão sendo mostradas pela mídia.

  11. Indignado disse:

    Pois é! Até quando vamos ficar tomando aquela água de torneira com a qual os galões de 20L de “água mineral” são enchidos? Até quando vamos ficar sem energia (quando o gerador não funcionar) e passar calor sem ar condicioando naquela caatinga ou sem q os professores dêem suas aulas com slides que possuem figuras ou informações insubstituíveis para alguns alunos? Até quando o auxílio alimentação vai ser benefícios pra uns ( que as vezes nem precisam, mas já que eles julgaram q sim..) e outros estudantes continuem gastando o equivalente a uma refeição em qualquer lugar de Petrolina? Por que não pegam o dinheiro empregado no auxílio e reduz o preço da refeição pra R$ 1,00 ( UM REAL) PRA TODOS!!!!???? Por que não disponibilizam mais máquinas de xerox para nós????
    POR QUE, PESSOAS???

  12. Formanda VET-01 disse:

    Cara Joana…
    o problema não é ser o “pró-reitor mais acessível que o mencionado” ser encontrado ou não para dar sua versão dos fatos…o problema é ele TER responsabilidade o bastante, juntamente com o pró-reitor de planejamento, que por acaso TB é médico veterinário e acompanha desde a implantação do curso TODOS os perrengues que passamos. Sou da 1ª turma e desde 2006 sofremos com a indiferença dos gestores da UNIVASF.Até já perdemos uma colega que foi MORTA ATROPELADA POR FALTA DE ESTRUTURA DE TRANSPORTES! Tivemos colegas que foram quase expostos a doenças seríissimas, com RAIVA, por falta de estrutura e material!!!Comemos no CHÃO PQ NÃO HÁ MESAS PARA TODOS! SOMOS OBRIGADOS A ANDAR A PÉ NUM SOL ESCALDANTE PARA PODER TIRAR UMA XEROX OU ASSISTIR UMA AULA DO OUTRO LADO DA FAZENDA, qdo o ônibus do transporte interno ñ pode nos levar qdo precisamos!! Livros não temos:ou vc acha que vamos passar os 5 anos da faculdade precisando apenas deAnatomia e Fisiologia? e as áreas do ciclo profissionalizante??Pra vc ter uma ideia, semestre passado tivemos que dividir a turma em grupo e comprar um livro pra pelo menos ter uma noçãozinha da matéria, fora tb q professores tiram do próprio bolso $$ pra comprar livros pra por na biblioteca e estes só aparecem no fim do período pq os bibliotecários “alegam” que NÃO TEM MATERIAL NECESSÁRIO PRA FAZER O TOMBOS DOS MESMOS!!!
    Pelo que você escreveu, creio eu q vc seja ou aluna ou funcionária da campus Centro (me perdoe se estiver errada..). Então faça um favor pra mim: passe uns 3 dias lá no Burrinho e sinta na pele o que passamos. Vc vai perceber que, mesmo sendo “super prestativo”, o pró-reitor bem que deveria ter feito mais coisa além de pose! Saia dessa redoma de vidro e acorda pra cuspir, mulher! E outra coisa: conheça os dois lados da moeda pra depois formar opinião!!!

  13. DISCENTE VET disse:

    CONCORDO PLENAMENTE COM A “FORMANDA VET01” SÓ NOIS QUE ESTAMOS LA SABEMOS DISSO.É DESISTIMULNTE VC ACORDAR TODOS OS DIAS E SABER QUE VAI PARA A FACULDADE NAS CONDIÇÕES QUE ESTÁ.ULTIMA VEZ QUE VI O REITOR LA FOI QUANDO TEVE AS ELEIÇOES

  14. Marinho Rocha disse:

    http://www.prppg.univasf.edu.br/

    http://www.univasf.edu.br/~proen/informes

    http://www.proin.univasf.edu.br/

    E A MAIS IMPORTÂNTE PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA:

    Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – PROPLAD

    Coordena e supervisiona todas as atividades de planejamento das demandas de infra-estrutura, de materiais e de recursos humanos da UNIVASF. Tem a atribuição de atuar junto às Pró-Reitorias e aos demais setores acadêmicos e administrativos da universidade prospectando as demandas e conduzindo as ações de planejamento. Assessora a Reitoria na identificação e condução das atividades de planejamento e administração da universidade. Representa a universidade junto ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração.

    Pró-Reitor
    Prof. Dr. René Geraldo Cordeiro Silva Junior

    Diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional
    Valdira Dias de Araújo

    Assessor de Planejamento Institucional
    Jorge Alberto Santana de Jesus

    Chefe de Seção de Indicadores Institucionais
    Profª. Drª. Marcia Bento Moreira

    Secretarios
    Luciano Gomes Silva
    Jonalice da Silva Rego

    Contato e informações:
    Fone/Fax: (87) 3862-6819
    e-mail: proplad@univasf.edu.br

    Endereço:
    Av. José de Sá Maniçoba, S/N – Centro
    CEP: 56304-205
    Petrolina/PE

  15. Formanda VET 2010 disse:

    Estou me formando (pelo menos acho) agora em 2010. E sinto muito em dizer que o curso de Veterinária que eu me apaixonei esta cada dia me decepcionando nessa Universidade. A primeira turma de medicina veterinária ja esta com vontade de sair logo dessa faculdade pra ver se pelo menos arruma algum emprego, porque não temos mais condições psicológicas de ver o que era pra ser um grande sonho se tornar um pesadelo dia após dia. Falta tudo nessa universidade, os professores tentam de alguma forma dar aulas melhores mas a falta da infra-estrutura não permite. Como pode em uma Universidade Federal faltar água, papel higiênico e lugar pra sentar na hora de almoçar? Tirem por essas mínimas coisas o quanto os alunos das ciências agrárias precisam. Nunca entramos em um hospital, tivemos matérias em 5 dias que eram pra ser dadas em 6 meses, a maioria não sabe nemprescrever uma medicação… sinceramente é muito triste.

  16. carol disse:

    Não sou aluna da univasf, mas já fui de outra instituição e não lembro de ter na epoca em que estudei, transport entre os campi, sempre comento isso: como é bom ser estudante hj em dia, ônibus parando em diversos pontos para servir aos alunos… como vejo na univasf . Aliás, não sei se em outra universidade tem. e pelo que li no comentario a cima estão reinvidicando ônibus entre os setores do campus?!?!?!?!?!? “SOMOS OBRIGADOS A ANDAR A PÉ NUM SOL ESCALDANTE PARA PODER TIRAR UMA XEROX OU ASSISTIR UMA AULA DO OUTRO LADO DA FAZENDA” é isso mesmo?!?!?!? Meu Deus, ninguem aqui conhece o campus da UFPE/UFRPE??? Outra coisa, estava presente ontem na Univasf por ocasião das matrículas e presenciei a manifestação dos alunos, circulei entre vcs e vi algo absurdo: VCS ESTÃO ACAMPADOS NUMA SALA AMPLA COM AR CONDICIONADO!!! Porque não vão acampar no lado de fora, no sol escaldante mesmo, deste sertão que vcs escolheram para estudar e que qdo fizeram o vestibular sabiam que o campus era fora do centro, ou não?? ^Creio que não seja só a Joana que precisa acordar…..

  17. Formanda VET 2010 disse:

    Prezada Carol

    Sinto muito se vc tambem passou por dificuldades na época em que cursava alguma coisa, mas o problema é dos alunos de sua universidade que não foram atras das coisas que queriam. Os alunos da faculdade que eu estudo querem o melhor para o seu curso, porque sabem que é disso que vamos depender depois. Sim, temos sala com ar condicionado, temos os melhores professores, temos uma estrutura básica boa.. disso ninguém nunca duvidou.. mas não temos muita coisa que poderia servir para melhorar e muito o nosso curso, a nossa profissionalização. Estamos reclamando do que não temos ainda e não do que ja temos.. preste atenção quando for falar de alguma coisa. Passe lá uns 3 dias pra depois vc vir comentar aqui o que acha, ai com certeza você terá razão no que disser.
    E outra, sabiamos sim que o campus é fora do centro e ninguem esta reclamando quanto a isso. Volte lá no campus onde vc circulou entre os alunos e converse com eles, pergunte a eles o que estão reivindicando. Nós so discutimos com quem sabe de alguma coisa.

  18. Discente Vet disse:

    Olha Carol, tudo que nós estamos reinvindicando, não são questoes infundadas. TODAS elas foram promessas do nosso querido Reitor na época das eleições. Então antes de nos criticar, procure saber o pq das reinvindicações. E saiba também, que as reinvindicações não é somente dos alunos, partiu tb dos professores, que estao preocupados sim com nossas condiçoes. Afinal que profissionais seremos nessas condições?
    Se temos o onibus da Universidade, é pq nao tem outro meio de transporte, ou vc quer q os alunos andem 15Km numa BR para chegar a Universidade.
    E o que vc me diz sobre não ter onde sentar na hora do almoço, não ter agua apropriada para consumo, energia eletrica?? Acha mesmo que precisamos acordar???

    Acorde vc Carol, que anda na Univasf do Centro, e acha que em todos os campus é essa “maravilha”.

    Portanto Carol, procure se informar melhor antes de fazer suas criticas.

  19. vitória disse:

    Concordo com as reinvidicações de todos os alunos, inclusive também no que se refere ao apoio dos professores, apenas devemos entender que, os coordenadores dos colegiados antes de todos vocês ,alunos, sabiam de todos os problemas e podiam ter evitado tudo isso, inclusive a questão de problemas referentes a aulas , eles sim sabiam de onde cobrar e não cobraram , simplesmente tocaram fogo no pavio e acabou,!!!! Marinho Rocha, concordo com vc, em um um ponto , a única pro-reitoria a quem cabe as responsabilidades é a PROPLAD, vamos cobrar de René, ou seja lá quem comande juntamente com ele , porque ele não mostra a cara também???!!!!!!

  20. ciencias agrárias disse:

    NÓS ALUNOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVASF CONVIDAMOS A POPULAÇÃO PARA CONHECER O CAMPUS NO PROJETO NILO COELHO- C1.
    VEM CÁ, TODOS OS CAMPUS TEM AR CONDICIONADO, INTERNET, ÁGUA, ENERGIA; ENTÃO ME RESPONDAM PQ ESTUDAMOS NA ROÇA NÃO TEMOS OS MESMOS DIREITOS???!!! QUANTO AO TRANSPORTE É MALUQUICE DISCUTIRMOS ISTO POIS AS EMPRESAS PARTICULARES( são Fco e Joa..) NÃO TEM QUALQUER INTERESSE POIS COMO JÁ FOI DITO, O CAMPUS É MUITO LONGE OS CUSTOS NÃO COMPENSAM COLOCAR MAIS “LATAS VELHAS” MESMO COM A QUANTIDADE DE ALUNOS POR ISSO A UNIVASF PARA SEGURAR OS ALUNOS RESOLVEU DISPONIBILIZAR OS ÔNIBUS TERCEIRIZADOS. O Campus centro Petrolina fica praticamente no centro da cidade, tem shopping ao lado; longe de nós querermos shopping do nosso lado(ECA), AMAMOS A ROÇA, OS BICHOS QUEREMOS DISTÂNCIA DE HIPOCRISIAS E DESCONHECIMENTO DA REALIDADE, estamos LUTANDO por nossos direitos, pagamos impostos caríssimos e o que constatamos é o total abandono quanto às coisas básicas: como água, energia, materiais de consumo e equipamentos em nosso campus. Deixes de puxassaquismo e abrindo teus os olhos perceberá a realidade que é o que importa. Ah caso não consiga ônibus na volta, passe umas 2h no sol escaldante que nem ponto de ônibus chamamos aquilo lá poisnão protege nem de sol nem de chuva. Peça carona na pista e que Deus te acompanhe ah reze pra chegar viva em casa, pois lembre-se estará no Projeto Sen. Nilo Coelho; numa BR…

  21. Amanda disse:

    Meu Deus!!!!
    eles tiveram materias que deveriam ser dadas em 6 meses. mas foram dadas em apenas 5 dias!!!
    ….nunca que eu entrego um cachorro meu para eles consultarem!!!!!!

  22. Marinho Rocha disse:

    O que não dá pra entender é a placa gigante que fica em frente às obras,

    elas dizer a data de início e de entrega das obras.

    Sendo que o dinheiro já está liberado e tudo já comprado!

    O que falta é a PROPLAD fazer a sua parte, pois já ganham muito dinheiro é pra isso mesmO!

    Agora vem o reitor dizer que “acredita que as obras serão entregues no fim do mês” !!!

    Se ele já sabia que era pra o fim do mês, por que as aulas não foram marcadas para “01/04″ !?

    Porque as obras da biblioteca do campus do centro ” um palácio” não atrasaram!?

  23. ALUNO DE ZOOTECNIA disse:

    Eu queria ver essas obras ir pra frente se o pro-reitor fosse o professor
    “JOSÉ ALVES” eu tenho ele como exemplo de determinação na UNIVASF,

    visitem o projeto dele, o CRAD, vejam o que é disciplina e organização!

  24. Laura disse:

    cara amanda, se tivemos materias dada em 5 dias, a culpa não foi nossa. e outra coisa, caso vc não saiba, os alunos de medicina veterinaria da univasf, os interessados, não fazem feio em nenhuma outra instituição. alunos já fizeram estagios em outros lugares e não ficamos atras! e se vc pensa q veterinario é só cuidar de cachorro.. acho melhor vc adotar a dieta vegetariana!

  25. Resposta disse:

    Resposta para Marinho Rocha

    A biblioteca Campus Petrolina, qual vc chama de palacio, era pra ter sido entregue em outubro de 2008. Logo, atrasou como todas as outras

  26. ALUNO DE MEDICINA disse:

    Defendo marinho rocha,

    pois a biblioteca não será definitiva para a formação de médicos!

    mas mesmo assim está pronta!

    e o hospital que era pra está pronto desde o início do curso e nada!

    ele atrasou bem mais!

  27. andreia disse:

    bom vcs falam do campus de vcs, e agorora vou falar do campus serra da capivara são raimundo nonato-pi, é apenas uma farsa, o campus tem 3 salas para 5 turmas no curso de arqueologia e 3 turmas no curso de ciencias da natureza, um laboratorio de io ou nformatica para os dois cursos, sendo que a metade deles não funcionam, restaurante universitario? piada me faz ate rir temos comer biscoito, laboratorio? vai forma uma turma de ciencia e não sabe nem o que é laboratorio, dizem que temos 15 horas práticas, mais infelelizmente tudo fica apenas na teoria, viagem? dizem que dilma cortou a verba, alojamento quando viajamos são os piores
    casa universitaria sem mobilia e no meio do mato.

    nos alunos quando entramos na universidade pensamos que ela comportara as necessidades do curso, mais estamos aqui jogados esquidos, e ainda dizem que a educação no brasil tem que mudar, sendo que as insituições de nivel superior ñ tem a minima preocupação de forma profissionais competentes, e estamos junto com vcs e um dia isso muda.

    1. Esrom disse:

      É bastante assustador comparar a estrutura dos campi da UNIVASF (Petrolina – PE, Juazeiro – BA, Senhor do Bonfim – BA e SERRA DA CAPIVARA – PI)
      Os estudantes do “centro” reivindicam tantas coisas que para nos do Campus Serra da Capivara, parece ser um sonho utópico. Já que desde o início do curso lutamos por um laboratório que seria responsável pela demanda de aulas práticas no campus.
      Contudo a construção do laboratório está em “andamento”, mesmo que pelo processo bastante brando, acreditamos em sua finalização. Apesar de bastante jovem, o nosso campus já possui algumas virtudes, mas é preciso muitas melhorias, como afirma a colega Andréia Melo.
      A nossa intenção não é apenas a melhoria do campus, mas também queremos construir uma VALE DO SÂO FRANCISO rica em profissionais altamente qualificados e aptos a exercer suas respectivas funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários