Projeto desenvolvido na região ganha reconhecimento nacional e professor comemora: “Além do esperado”

4

GEDC0538O que começou como um projeto voltado à educação ambiental em escolas públicas de Petrolina e Juazeiro ganhou reconhecimento nacional e deve ser copiado em outras escolas do Brasil. Desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o programa `Escola Verde` decolou alto ganhando, inclusive, o primeiro lugar nacional em experiências de sucesso.

E quem anda orgulhoso com o crescimento é o professor e coordenador do programa, Paulo Ramos, que comemora a expansão. Em entrevista ao Blog, o professor comentou os princípios da iniciativa e explicou que o programa já conseguiu atender mais de sessenta escolas em Petrolina e Juazeiro.

Na verdade este projeto foi muito além do esperado. Atendemos a dez escolas por semestre e ao todo já levamos este programa a sessenta escolas públicas da região. É uma iniciativa que envolve não só professores e alunos, mas toda a comunidade. Vamos pesquisando nas escolas e desenvolvendo ações que minimizem os problemas em relação à educação ambiental”, explica.

O objetivo central do Programa Escola Verde é investigar as dificuldades em educação ambiental e promover ações no sentido de minimizar os problemas. As ações também incluem realização de Seminários Temáticos Interdisciplinares (STIs), oficinas, implantação de coleta seletiva de lixo, arborização das escolas e prática pedagógica interdisciplinar.

De projeto a Movimento Nacional

O programa agora tende a se transformar num movimento nacional. É que a iniciativa sertaneja deu tão certo que já está sendo solicitada por educadores para ser copiada em outras cidades do Brasil.

Segundo Paulo, desde os primeiros resultados o programa `Escola Verde` já vem recebendo pedidos de educadores de outras cidades que querem compartilhar a ideia. “Várias escolas já entraram em contato conosco pelas redes sociais, e-mails, telefonemas querendo levar esta iniciativa para suas escolas. E nós estamos muito orgulhosos em saber que nossa ideia deu muito certo”, finalizou o professor.

4 COMENTÁRIOS

  1. Veja uma iniciativa “prática” da arborização do estacionamento e de algumas áreas próximas ao Bodódromo. Os resultados já estamos vendo. Toda arborização tem que ter vários cuidados e também incentivar as pessoas para a boa prática com o nosso meio ambiente. A arborização dessas áreas não teve recursos públicos e nem da Associação do Bairro de Areia Branca. As despesas foram realizadas por mim (Luiz Domingos). O meu trabalho é contínuo no incentivo de uma boa educação ambiental. Eu acho, que a área onde envolve o Bodódromo é uma das mais arborizadas de Petrolina.

    Abraços,

    Luiz Domingos de Carvalho
    Vice-Presidente da Associação de Moradores do Bairro de Areia Branca

  2. Parabéns pelo ótimo trabalho que o professor Paulo Ramos vem fazendo a frente do Projeto Escola Verde.
    Só para complementar quero aqui lembrar que em dezembro vamos ter o 3º Workshop que faz parte do Projeto, tendo na abertura, a palestra do prof. pesquisador do ITEP, Dr. Bertrand Sampaio de Alencar, onde, na oportunidade, alunos e professores, pesquisadores terão a oportunidade de apresentar seus artigos científicos.

  3. Parabenizo a todos que fazem parte do Projeto Escola Verde!! E todos que de forma direta ou indireta contribuem com seu sucesso. Realmente o PEV, vem crescendo a cada dia c/ números eventos 2 anos e meio. 4 Minicursos de Educação Ambiental Interdisciplinar, 4 Conferências, 2 Minicursos de Compostagem, 1 Minicurso de Arborização e 2 Workshops. Em Dezembro teremos o 3º Workshop de EA Interdisciplinar, para demonstrar as ações nas escolas e na comunidade em geral. É com muita satisfação que faço parte, desde o início, desta equipe de alunos e professores de toda Região do Vale do São Francisco. Agora c/ o reconhecimento Nacional… só fortalece mais o nosso trabalho junto com a sociedade.

  4. Parabenizo a todos que fazem parte do Projeto Escola Verde!! E todos que de forma direta ou indireta contribuem com seu sucesso. Realmente o PEV, vem crescendo a cada dia c/ inúmeros eventos em 2 anos e meio. 4 Minicursos de Educação Ambiental Interdisciplinar, 4 Conferências, 2 Minicursos de Compostagem, 1 Minicurso de Arborização e 2 Workshops. Em Dezembro teremos o 3º Workshop de EA Interdisciplinar, para demonstrar as ações nas escolas e na comunidade em geral. É com muita satisfação que faço parte, desde o início, desta equipe de alunos e professores de toda Região do Vale do São Francisco. Agora c/ o reconhecimento Nacional… só fortalece mais o nosso trabalho junto com a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome