Preservação: Minicurso em Juazeiro leva conhecimento sobre a importância ecológica e social das abelhas

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2017 às 08:00

Promover os cuidados e a preservação das abelhas, combatendo o seu extermínio. Esse foi o objetivo central do 1º Minicurso sobre Cuidados e Preservação das Abelhas, que aconteceu no sábado (4) no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O minicurso foi promovido pelo Projeto Escola Verde, coordenado pelo professor Paulo Ramos, em parceria com o Projeto Abelha Viva.

O evento teve como palestrantes Licia Lopes, idealizadora da iniciativa; o sargento Ênio Costa, representando o 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), além da participação dos meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão/nativas) e apicultores (abelhas Apis mellifera/com ferrão), também contando com a presença de alunos de diversas instituições de ensino, apicultores e profissionais da área ambiental.

O 1º Minicurso consistiu em levar conhecimento sobre a importância ecológica e social das abelhas, a necessidade de sua preservação e combater o extermínio, discussão das Leis de Educação Ambiental e Crimes Ambientais, histórico da apicultura, importância da preservação das abelhas nativas e exóticas, polinização, ciclo de vida das abelhas, preservação da caatinga e as causas que contribuem para o desaparecimento das espécies. O evento contou a exibição de vídeos, palestras, debate, distribuição de informativos e apresentação de material apícola.

Desde a criação do Projeto Abelha Viva (2014), o 9º GBM tem registrado uma queda significativa na redução do número de enxames exterminados. O número caiu de 20 enxames em média por semana em 2013, para apenas três em 2015. Para Lícia Lopes, coordenadora do Abelha Viva, quem ganha com essa redução é toda humanidade, “pois as abelhas exercem um papel muito importante para a vida humana na terra”, ressaltou Lícia. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários